Campanha “Contabilidade é Prerrogativa Legal” tem início em Bauru e Marília

Publicado em 4/5/2022

Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Marcelo Roberto Monello, participou de bate-papo nas duas cidades e explicou ações no combate ao exercício ilegal da atividade contábil

O CRCSP iniciou uma nova ação de fiscalização da entidade no interior do Estado de São Paulo. O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Marcelo Roberto Monello, esteve nas cidades de Bauru, em 3 de maio, e Marília, em 4 de maio, e apresentou a campanha “Contabilidade é Prerrogativa Legal”, cuja proposta é intensificar o trabalho realizado no combate ao exercício da atividade contábil por pessoas não habilitadas. Em Bauru, o encontro foi realizado na sede do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) e em Marília, ocorreu na Casa do Contabilista.

Em um bate-papo informal com os empresários contábeis e representantes das entidades contábeis locais, o vice-presidente Monello reforçou que a prerrogativa do exercício contábil por contadores e técnicos em contabilidade habilitados é determinada por lei e que se deve à responsabilidade ética e à necessidade de conhecimentos específicos para o seu correto desempenho.

“Atuar pela regularização dos profissionais e organizações contábeis é também uma forma de contribuir com transparência para a sociedade e preservar os princípios morais sólidos da nossa profissão”, destacou o vice-presidente em Bauru e Marília.

Monello revelou que o CRCSP realiza um monitoramento constante para identificar pessoas e organizações que venham a exercer atividades privativas de profissionais contábeis. Esta averiguação é feita com o cruzamento de bases de dados obtidas através de convênios com entidades como Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e Ministério da Economia e Trabalho, como forma de direcionar ações de forma mais eficaz e assertiva.

Após a identificação de inconsistências que possam indicar o exercício ilegal da atividade contábil, o CRCSP realiza diligências in loco e, caso constatada a irregularidade, são iniciados os procedimentos processuais pertinentes.

Participaram da palestra na sede do Sincomercio de Bauru o delegado representante do CRCSP Paulo Roberto Martinello, os conselheiros Márcio Zago e Paulo Roberto Martinello Júnior, o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Christiano César Martinello, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Bauru (Sindcon Bauru), Paulo Braga.

Na Casa do Contabilista de Marília, o bate-papo com os empresários contábeis contou com a presença do delegado representante do CRCSP Ruberlei Rocha Machado, do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Marília (Sincon), José Antônio dos Santos, do presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis (Aescon), Mário Augusto Matarucco, e do diretor regional do Sescon-SP em Marília, Fernando Henrique Ferrari Rodrigues.

O diretor Executivo do CRCSP Cláudio Rafael Bifi e os fiscais Celso Luiz de Medeiros e Flávio Sérgio Gomes da Costa acompanharam o vice-presidente Monello nas duas cidades.

Próximas etapas

A campanha “Contabilidade é Prerrogativa Legal” atua em diversas frentes: na orientação aos profissionais e empresários contábeis registrados, orientando-os sobre as exigências do Código de Ética Profissional do Contador; junto aos leigos, coibindo o exercício ilegal da atividade, e para a sociedade, ao levar informações por meio da mídia e redes sociais sobre a importância da contratação de profissionais da contabilidade registrados e devidamente habilitados.

Após o bate-papo, a segunda fase da campanha se concentrará na fiscalização de pessoas e estabelecimentos comerciais sem registro como profissionais e organizações contábeis. Os fiscais do CRCSP realizarão diligências nas regiões de Bauru e Marília entre os dias 9 e 13 de maio de 2022.

A programação das próximas cidades a receber a campanha “Contabilidade é Prerrogativa Legal” será divulgada, em breve, no portal do CRCSP.