Ifac continua defendendo a convergência na divulgação global de sustentabilidade

Publicado em 6/5/2022

A International Federation of Accountants (Ifac, sigla em inglês) apoiou um sistema global para fornecer informações de sustentabilidade consistentes, comparáveis ??e confiáveis. Essa divulgação deve se tornar um componente central do ecossistema de relatórios corporativos que ajuda as partes interessadas a avaliar os objetivos e o progresso para enfrentar a crise climática e outras questões ambientais, sociais e de governança. As Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade podem desempenhar um papel importante no alinhamento de objetivos globais e específicos de jurisdição.

A Ifac apoia a visão de que os requisitos de divulgação de sustentabilidade devem ser desenvolvidos para capturar e medir o que realmente importa e para facilitar a adoção e implementação de maneira compatível internacionalmente. O alinhamento entre os requisitos globais e específicos da jurisdição, na medida do possível, é fundamental para empresas que operam além das fronteiras nacionais, que competem por capital globalmente e que trabalham para um futuro mais sustentável.

O CEO da Ifac, Kevin Dancey, disse: “Coletivamente, temos uma oportunidade histórica de adotar equivalência e interoperabilidade em iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo, alavancar o trabalho de estruturas de sustentabilidade de alta qualidade existentes e evitar fragmentação e complexidade regulatórias dispendiosas. Para este fim, a Ifac apoia fortemente o grupo de trabalho recentemente anunciado do ISSB que estabelecerá um diálogo para maior compatibilidade entre os rascunhos de exposição recentes do ISSB e as iniciativas jurisdicionais em andamento como a da União Europeia.”

A Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa da Comissão Europeia busca colocar os relatórios relacionados à sustentabilidade no mesmo patamar dos relatórios financeiros tradicionais - abordando quais informações de sustentabilidade devem ser relatadas e exigindo sua garantia, entre outros elementos importantes que podem aprimorar os relatórios corporativos. Esperamos que este importante trabalho contribua e amplifique o impacto de um sistema emergente de divulgação de sustentabilidade global.

Saiba mais sobre o apoio da Ifac a uma abordagem global à divulgação relacionada à sustentabilidade no sítio https://www.ifac.org/.

Sobre a Ifac - A Ifac é a organização global da profissão contábil dedicada a servir ao interesse público, fortalecendo a profissão e contribuindo para o desenvolvimento de economias internacionais fortes. Ela é composta por 180 membros e associados em 135 países e jurisdições, representando mais de 3 milhões de contadores em práticas públicas, educação, serviços governamentais, indústria e comércio.

Fonte: ifac.