Na quarta e na quinta-feira, Conexão Contábil, edição Nordeste, amplia debates no país sobre a reforma curricular do curso de Ciências Contábeis

Publicado em 10/5/2022

A edição de lançamento do Conexão Contábil, etapa Nordeste, que será realizada nos dias 11 e 12 de maio de 2022, em Teresina (PI), irá ampliar os debates sobre a reforma curricular dos cursos de Ciências Contábeis no país.

O evento reunirá profissionais da contabilidade, especialistas e acadêmicos da área para debaterem o que se espera do futuro da profissão. Para isso, as discussões serão norteadas pela minuta elaborada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que propõe a alteração da Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004, ora em audiência pública. A resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Ciências Contábeis, bacharelado.

A reforma curricular tem sido um dos grandes pleitos do CFC. Neste sentido, o Conselho tem discutido com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) a construção conjunta de uma recomendação de grade curricular para o curso de Ciências Contábeis, além da proposição do estabelecimento de uma área própria para a Contabilidade, desvinculando-a como subárea da Administração.

O evento, que acontecerá de forma híbrida, visa também fomentar ações gratuitas de educação continuada aos profissionais da contabilidade, bem como oferecer espaços de debate para temas de interesse da sociedade e da classe contábil.

Inscrições - Os interessados em participar do evento, presencialmente ou de forma remota, poderão realizar as inscrições no site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) pelo link www.cfc.org.br/eventos. As vagas presenciais são limitadas a 300 participações, por isso as inscrições devem ser realizadas o quanto antes.

Pontuação – Os participantes do Conexão Contábil pontuarão no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). Os profissionais das funções de perito e auditores (PRORT, Previc, Susep, CMN e PROGP) receberão 7 pontos pela participação.

Para isso, os inscritos na modalidade remota deverão assistir ao evento pela plataforma Zoom. Já os participantes na modalidade presencial pontuarão pela confirmação de presença em lista de assinaturas a ser recolhida no local do evento.

O projeto Conexão Contábil - O projeto será composto de uma série de eventos, realizada, gratuitamente, com pontuação para o Programa de Educação Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC), de forma híbrida, em todas as regiões do país, a partir de maio de 2022, com o lançamento na cidade de Teresina (PI), nos próximos dias 11 e 12.

Serão 12 ecossistemas que trazem as áreas de educação, auditoria, perícia, contabilidade pública, tecnologia, gestão e sustentabilidade, terceiro setor, contabilidade rural e agronegócio, tributário, internacionalização, diversidade-inclusão e empreendedorismo e que deverão ser abordados de acordo com a necessidade de capacitação dos profissionais de cada local.

A primeira edição do Conexão Contábil será realizada no Uchôa Teresina Hotel, localizado na Rua Barão de Uruçuí, 340, no bairro Noivos, em Teresina (PI), e será transmitido do local, via plataforma Zoom, para todo o país. Confira a íntegra da programação clicando   aqui.

Fonte: Comunicação CFC – Luciana Melo Costa.