Segundo dia de atividades do Conexão Contábil tem início

Publicado em 13/5/2022

O segundo dia de atividades do evento Conexão Contábil, edição Nordeste, foi iniciado na manhã desta quinta-feira (12), em Teresina (PI).  Na ocasião, autoridades da área contábil de todo o estado se fizeram presentes.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Piauí (CRCPI), Adriana de Almeida Paula da Graça, iniciou as atividades fazendo um breve discurso, agradecendo a presença de todos e o apoio do CFC à classe contábil do estado. “Os profissionais da contabilidade do estado do Piauí são muito gratos ao Sistema CFC/CRCs”, disse.

Na sequência, ao se dirigir aos presentes, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade destacou a necessidade de evoluir a profissão, com base no que exige o mercado de trabalho. “O futuro já chegou e o mercado precisa de profissionais alinhados com as novas tecnologias que saibam interpretar o grande volume de dados disponíveis, que façam leituras consistentes nos ambientes internos e externos das empresas e incorporem os valores ambientais, sociais e de governança e, principalmente, que assumam as suas posições como consultores de negócios”, ponderou.

Com base nessa afirmação, Aécio Dantas ressaltou a importância da ação desenvolvida pelo CFC, que está encabeçando uma reforma curricular para a melhoria da qualificação do profissional da contabilidade e da própria realização da série de eventos do Conexão Contábil. “Quando expandimos a oferta de cursos de qualidade em Ciências Contábeis no Brasil, e, acima de tudo, quando nos reunimos para melhorar o currículo e, consequentemente, a formação dos contadores brasileiros, estamos de fato dando um passo em favor do desenvolvimento econômico e do crescimento do nosso país”, afirmou.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, fez também um breve apanhado das atividades do dia anterior, destacando o anúncio da conquista da abertura do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Acre (UFAC), a ser ofertado no próximo ano. Na ocasião, o presidente agradeceu a todos os envolvidos nessa conquista e ressaltou a importância da participação de cada um nesse processo. “Preciso, por dever de justiça, dizer que essa conquista do estado do Acre não é decorrente do discurso de agora. Ela é decorrente de um discurso que vem sendo feito pelo próprio CRCAC, com apoio do CFC, inclusive na gestão do presidente Zulmir. Conseguimos, ontem, a abertura do curso com apoio direto do secretário do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza”,

Aécio Dantas também comunicou que o estado do Amapá também não possui curso público na área contábil e que essa será um objetivo de sua gestão. “Ontem o presidente do CRCAP informava que o estado do Amapá também não possui curso de Ciências Contábeis. Eu me comprometi com ele para que a gente possa iniciar um movimento para levar o curso de Ciências Contábeis para a Universidade Federal do Amapá”, disse o presidente.

Ao finalizar sua fala, Aécio Dantas agradeceu a todos os presentes desejando sucesso á realização do evento. “Encerro as minhas palavras agradecendo a todos os participantes do evento, por enriquecerem esse encontro com seus conhecimentos. Desejo que as próximas edições do Conexão Contábil, que inclusive já tem data e local de realização, sejam de muito sucesso, assim como ocorre em Teresina, e que avancemos cada vez mais em nossa profissão. Muito obrigado a todos e que tenhamos um excelente Conexão Contábil, edição Nordeste”, finalizou.

Compuseram a mesa de abertura do segundo dia de atividades, o secretário de Fazenda do Estado do Piauí, Antonio Luíz Soares Santos, a presidente do CRCPI, Adriana de Almeida Paula da Graça, a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim, o presidente da Academia Piauiense de Ciências Contábeis (Apicicon), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, e a representante do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Salvina Veras.

O Conexão Contábil seguiu seus trabalhos com a realização do painel “Perfil do Profissional do Futuro”, ministrado pelo professor doutor Eliseu Martins, com mediação da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bugarim. O evento está sendo transmitido em tempo real pelo canal do CFC no YouTube.

Fonte: CFC.