IPSASB quer avançar com os relatórios de sustentabilidade do setor público

Publicado em 13/5/2022

Atendendo à demanda das partes interessadas, inclusive do Banco Mundial, o International Public Sector Accounting Standards Board® (IPSASB®, na sigla em inglês) lançou, no dia 9 de maio, uma consulta global sobre o desenvolvimento de uma estrutura de relatórios de sustentabilidade para o setor público. Para dar início à discussão, o IPSASB emitiu seu Consultation Paper, Advancing Public Sector Sustainability Reporting. O prazo para envio de comentários é até o dia 9 de setembro de 2022.

Embora tenha havido recentemente um progresso significativo no desenvolvimento de uma orientação global para relatórios de sustentabilidade no setor privado, no setor público os relatórios de sustentabilidade ainda não avançaram da mesma forma.  E este avanço é necessário para trazer a transparência e a comparabilidade necessárias às atividades governamentais para o setor público.

"O IPSASB tem a experiência, os processos e as conexões para desenvolver a orientação global de relatórios de sustentabilidade do setor público de forma eficiente e eficaz", disse Ian Carruthers, presidente do IPSASB. "Estamos prontos para assumir esta responsabilidade, e o documento de consulta que divulgamos delineia como enfrentaríamos este trabalho crítico por meio da colaboração com outras partes, e com base em nossos 25 anos de experiência de estabelecimento de normas".

O objetivo do processo de consulta pública é avaliar a necessidade das partes interessadas por orientação global para relatórios de sustentabilidade específicos do setor público, bem como o grau de apoio ao desenvolvimento de tais orientações pelo IPSASB, as áreas prioritárias e o modo de abordagem.

Como comentar

Visite o site do IPSASB para acessar o Documento de Consulta. O IPSASB encoraja os membros, associados e parceiros da Ifac a divulgar este documento de consulta para seus funcionários e rede.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: site do IPSASB.