Atividades da Ifac voltadas para as pequenas e médias firmas de auditoria são apresentadas no Conexão Contábil

Publicado em 13/5/2022

O público do Conexão Contábil Nordeste conheceu os trabalhos e os materiais desenvolvidos pela International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) voltados para as pequenas e médias firmas de auditoria. A Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Monica Foerster, apresentou o assunto aos participantes na tarde desta quinta-feira (12). O evento é uma realização do CFC, acontece nos dias 11 e 12 de maio, de forma híbrida – presencialmente, em Teresina PI, e por meio de transmissão ao vivo.

Foerster iniciou a sua apresentação explicando ao público o que é a Ifac, a sua composição, os seus objetivos e as suas frentes de trabalho. A palestrante esclareceu que a Federação possui um grupo específico voltado para firmas de pequeno e médio porte, do qual a contadora e auditora faz parte.

A palestrante também compartilhou com o público, como sugestão de leitura, um guia da Ifac chamado “Plano de Ação de Transformação Prática – Um Caminho para o Futuro”, que está traduzido para o português. No material, são abordados assuntos como a necessidade de se “abraçar” as mudanças, alavancar a tecnologia, focar na gestão de talentos e evoluir o modelo operacional da firma e construir serviços de consultoria.

Outra sugestão de Foerster foi o acesso à plataforma da Ifac chamada Global Knowledge Gateway, que possui materiais em vários idiomas, como guias, podcasts e vídeos. “Um material bem novo que foi desenvolvido foi uma série de podcasts, que traz experiências de firmas, do mundo todo, sobre o que eles fizeram de inovação, de como eles enfrentaram esse preparo para o futuro. É bem interessante. Hoje, está em inglês, só que a própria Ifac já está avaliando para se colocar legendas em outros idiomas para permitir que outros possam acessar”, falou. Foerster ainda disse que, nesse site, também foram disponibilizados artigos.

A Ifac também tem desenvolvido materiais e serviços sobre sustentabilidade. Sobre o assunto, a palestrante falou sobre o guia The opportunity for practitioners, que aborda como os profissionais da contabilidade e os auditores poderão prestar serviços que envolvem o tema da sustentabilidade. A auditora lembrou que a Federação está realizando uma série de eventos e webinars com essa temática, em modelo híbrido ou on-line, que podem ser acessados por todos os interessados.

A palestrante ainda expôs aos participantes algumas temáticas que estão sendo discutidas na Ifac e normas que vêm sendo desenvolvidas que envolvem as pequenas e médias firmas de auditoria.

O bate-papo foi moderado pelo vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Carlos de Oliveira Júnior. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), André Luis Barbosa, e a presidente do Conselho Federal de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), Maria Salete Barreto Leite, foram os debatedores dessa palestra.

Fonte: CFC.