Sustentabilidade foi uma das pautas do Conexão Contábil Nordeste

Publicado em 17/5/2022

A sustentabilidade foi um dos assuntos abordados no Conexão Contábil Nordeste. O membro do grupo de criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), Zulmir Breda, apresentou a palestra “Desafios da Regulamentação de Sustentabilidade no Brasil”. A atividade aconteceu na tarde do dia 12 de maio no modelo híbrido – presencial em Teresina (PI) e, ao vivo, no formato on-line. O evento é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e aconteceu nos dias 11 e 12 de maio.

Durante a sua apresentação, Breda afirmou que os profissionais da contabilidade precisam dominar o tema da sustentabilidade. O contador explicou que o assunto é um novo campo de trabalho para a Contabilidade. O ex-presidente do CFC também esclareceu o porquê dessa temática estar sendo tão discutida atualmente. “Nós estamos enfrentando uma crise climática muito grande e a humanidade, historicamente, evolui muito nos períodos de crise. A gente não precisa pesquisar muito para ver isso. Os grandes impulsos de desenvolvimento das comunidades se deram a partir de crises, ou guerras ou crises climáticas, de fome, sociais, crises de várias naturezas. Elas são impulsionadoras do desenvolvimento da humanidade”, explicou. O palestrante destacou que a pandemia da covid-19 foi um exemplo disso, pois, em função dessa doença, em pouco tempo, o mundo teve um grande salto tecnológico.

O problema ambiental foi apontado pelo contador como a principal crise que enfrentamos na atualidade. Breda apresentou um gráfico de um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), de abril de 2022, que demonstra o aumento exponencial da produção de CO2 no planeta, um dos principais causadores do aquecimento global. O palestrante ressaltou que os dados apresentados são alarmantes e colocam o planeta em risco. “Isso significa dizer que, nessa tendência, no ano de 2050, a Terra teria aquecido 3,2 graus. Isso seria o nosso fim. Acabaria a existência humana na Terra porque o planeta não teria condições mais para que nós sobrevivêssemos”. Segundo Breda, o limite tolerável, de acordo com o Relatório de Paris de 2015, seria a elevação da temperatura em 1,5 graus. Para que a meta seja atingida, todo o globo precisa estar comprometido com a redução de CO2, como uma forma também de salvar a Terra.

Breda apresentou ao público iniciativas que já vêm sendo feitas ao redor do mundo, nos últimos 60 anos, em favor da sustentabilidade. Contudo, ressaltou que os esforços iniciais eram mais “tímidos” e não possuíam a visibilidade que a temática tem hoje. Em seguida, foram expostas as ações mais recentes, que vêm ganhando mais adesão.

As normas Organização Internacional de Normalização – International Organization for Standardization (ISO) –, que envolvem a sustentabilidade, também foram abordadas pelo ex-presidente do CFC, que também explicou onde a Contabilidade está situada nessa discussão e o que pode ser feito pela classe. “Criar normas e padrões para que possamos divulgar o que cada empresa faz em termos de sustentabilidade. Essas empresas estão entrando nesse compromisso agora”, pontuou. Segundo Breda, Normas de Sustentabilidade Internacionais já existem, contudo, é necessário buscar uma padronização internacional entre os países, para que haja uma linguagem comum entre as nações sobre o tema.

Outra pauta abordada na palestra foi o conceito ESG, que envolve os aspectos ambiental, social e de governança. O ex-presidente do CFC apresentou cada um desses elementos e apresentou exemplos relacionados ao mercado. Em seguida, o público conheceu o International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês), constituído na COP26, pela Fundação IFRS – International Financial Reporting Standards (IFRS), assim como os seus objetivos, atividades propostas e trabalhos já realizados.

Zulmir Breda também falou da criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), que será lançado no Brasil em breve. O contador explicou que a iniciativa terá uma estrutura semelhante a do Comitê de Pronunciamentos Contáveis e vai possibilitar a adoção, no Brasil, das normas editadas pelo ISSB. Segundo o ex-presidente do CFC, a proposta para aprovação do CBPS entrará em votação em Plenária do CFC em breve.

A moderação da palestra foi realizada pelo vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Wellington do Carmo Cruz. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), José Vieira dos Santos, e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRCMA), Ana Lígia Coelho Martins, também estiveram presentes participando da discussão sobre a sustentabilidade.

Para acessar as palestras do Conexão Contábil, clique aqui.

Fonte: CFC.