Juntos e Conectados leva atualização contábil para São José do Rio Preto

Publicado em 18/5/2022

O CRCSP iniciou uma nova série de atividades para que os profissionais da contabilidade e estudantes com cadastro no CRCSP possam atualizar seus conhecimentos. A primeira edição do “Juntos e Conectados” ocorreu nos dias 17 e 18 de maio de 2022 em São José do Rio Preto. As palestras, sobre temas relacionados a diversas áreas da Contabilidade, foram apresentadas presencialmente, no auditório da Associação das Entidades Industriais, Comerciais e Contábeis de São José do Rio Preto e Região (Assosind), com transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Flávia Augusto, realizou a abertura do evento e explicou ao público que a proposta do Juntos e Conectados é retomar a realização de atividades presenciais e levar conhecimento a todo Estado de São Paulo.

“Esta é a primeira edição do Juntos e Conectados, que será realizado em diversas cidades do interior, retomando este contato físico que todos estavam com saudades. Nosso objetivo é que vocês participem das nossas atividades e que estejamos cada vez mais próximos dos profissionais da contabilidade”, declarou Flávia.

O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, participou virtualmente da abertura e destacou a importância de realizar novamente atividades presenciais após mais de dois anos de pandemia: “Nestes dois dias teremos uma atividade híbrida e conteúdos de diversas áreas. É um início que requer muitos cuidados, mas estamos novamente juntos e conectados e espero que todos tenham um excelente evento”.

Casos Práticos: a Contabilização dos Impostos Diferidos de Acordo com as Normas Contábeis

Após a abertura, teve início a primeira atividade da programação, o painel “Casos Práticos: a Contabilização dos Impostos Diferidos de Acordo com as Normas Contábeis”. O conselheiro do CRCSP Alexandre Ferezini foi o moderador da atividade e fez a apresentação do palestrante, o mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica Arnóbio Neto Araújo Durães.

O diretor do Sindicato das Empresas Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) Regional São José do Rio Preto, Manuel Carlos Mazza Liebana Torres, o 2º vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São José do Rio Preto e Região (Sindicont-SJRP), Cléber Marques Pereira, e o delegado representante do CRCSP em Votuporanga, Alício Simioli, participaram do painel e fizeram perguntas ao palestrante.

Seja um Perito(a) Contábil: Oportunidades para sua Carreira

Antes da realização do segundo painel, foi apresentado um vídeo sobre os destaques da economia e do ambiente de negócios da cidade de São José do Rio Preto. O presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), José Vanderlei Masson dos Santos, participou virtualmente da abertura do painel e destacou a importância da Educação Profissional Continuada para a área de Perícia.

O conselheiro do CRCSP Marcelo de Almeida Prado, moderador do segundo painel, fez a apresentação do palestrante: o perito contador e integrante da Comissão Responsável pela Criação do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) e da primeira Comissão Administradora do Exame de Qualificação Técnica (CAE-EQT) para peritos contábeis do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Paulo Cordeiro de Mello.

A conselheira do CRCSP Suely Gualano Bossa Serrati participou virtualmente do painel e trouxe informações sobre o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis e como ele se torna um diferencial na carreira dos profissionais que atuam na Perícia Contábil.

Também participaram do painel o 2º vice-presidente do Sindicont-SJRP, Cléber Marques Pereira, o delegado representante do CRCSP em Votuporanga, Alício Simioli, e os diretores do Sescon-SP Regional em São José do Rio Preto, Manuel Carlos Mazza Liebana Torres, e em Birigui, André Luiz Dantas.

Seminário Aplicado ao Setor Público

A terceira atividade realizada no primeiro dia de programação foi o Seminário Aplicado ao Setor Público, atividade ministrada pelo mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica Roberto de Oliveira Júnior e pelo especialista em Contabilidade e Gestão na Administração Pública, Alexandre Di Pietra.

Os palestrantes apresentaram os temas “Origem e Principais Conceitos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Voltados para Provisões, Ativos e Passivos Contingentes” e “Demonstrações Contábeis e Controle Social do Setor Público”, que trataram sobre a importância da Contabilidade para a gestão pública, o desafio que a mensuração de fatos representa para os municípios e os principais aspectos técnicos previstos pela legislação para as demonstrações contábeis de órgãos públicos.

Como convidados, o painel trouxe a 2ª vice-presidente do Sindicont-SJRP, Rosângela Leila de Souza, e os delegados representantes do CRCSP em São José do Rio Preto, Manuel Carlos Mazza Liebana Torres, em Mirassol, Jeferson Torres de Lima, e em Votuporanga, Alício Simioli.

Reunião com coordenadores de cursos contábeis

Após o primeiro dia de atividades técnicas, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Flávia Augusto, reuniu-se com coordenadores de cursos de Ciências Contábeis da região de São José do Rio Preto e Catanduva. Participaram do encontro os coordenadores Ermerson Rogério de Souza, da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago); Paulo Pignataro, da Universidade Paulista (Unip), campus São José do Rio Preto; Raymundo Souza Neto, da FaThemis; Ivanir Teixeira da Silva Santos, do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp); Diego Turrisi, do Instituto Municipal de Ensino Superior (Imes Catanduva); o coordenador da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Wander Pinto; o vice-coordenador, Alexandre Ferezini; o delegado representante do Conselho em São José do Rio preto, Adalberto Aniceto, e a gerente de Desenvolvimento Profissional, Simone Sill de Andrade.

Segundo dia

Novas Oportunidades de Atuação do (a) Profissional da Contabilidade: Perfil e Tendências

O segundo dia do Juntos e Conectados foi marcado por atividade simultânea e mesas de debates sobre alguns dos principais temas da área contábil. O evento teve início com uma mesa de debates sobre as “Novas Oportunidades de Atuação do (a) Profissional da Contabilidade: Perfil e Tendências”.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Flávia Augusto, e os conselheiros Juliana Aurora Franco, Vera Lúcia Vada e Wander Pinto foram os debatedores, sob mediação da conselheira Márcia de Souza Montanholi.

Oportunidade: Atuação do Profissional da Contabilidade na Consultoria

O tema teve continuidade no painel seguinte, com o tema “Oportunidade: Atuação do Profissional da Contabilidade na Consultoria”. O palestrante da segunda atividade foi o mestre em Contabilidade Internacional e Finanças Nabil Ahmad Mourad. A conselheira Juliana Aurora Franco, o diretor do Sescon-SP - Regional São José do Rio Preto, Manuel Carlos Mazza Liebana Torres, o diretor de Assuntos Éticos do Sindicont-SJRP, Luís Ricardo Baruffi, e o delegado representante do CRCSP em São José do Rio Preto, Adalberto Aniceto, foram os debatedores.

O painel seguinte foi ministrado pelo mestre em Ciências Contábeis Levi Gimenes e pelo diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e vice-presidente do Instituto Paulista de Contabilidade, Luiz Fernando Nóbrega, que falaram sobre “Oportunidade: Atuação do Profissional da Contabilidade na Área de Compliance”.

Para mediar o tema, foram convidados o diretor do Sescon-SP - Regional São José do Rio Preto, Manuel Carlos Mazza Liebana Torres, o diretor de Assuntos Éticos do Sindicont-SJRP, Luís Ricardo Baruffi, o conselheiro Wander Pinto e o delegado representante do Conselho em Votuporanga, Alício Simioli.

Gestão e Contabilidade no Terceiro Setor - o 'S' do ASG - (ESG) Ambiental, Social e Governança

O tema seguinte foi “Gestão e Contabilidade no Terceiro Setor - o 'S' do ASG - (ESG) Ambiental, Social e Governança”. A vice-presidente de Registro do CRCSP, Daisy Christine Hette Eastwood e o colaborador da Comissão ASG do Conselho, Reinaldo Bulgarelli foram os debatedores da atividade.

Atividade simultânea e encerramento

Para encerrar a programação do Juntos e Conectados em São José do Rio Preto, o CRCSP realizou duas atividades simultâneas voltadas ao Terceiro Setor.

O painel “O Uso da Contabilidade para Gestão das OCSs – Organização da Sociedade Civil”, foi realizado presencialmente, na sede da Assosind, e teve como palestrante a especialista Francisca Cândida Candeias de Moraes, com moderação da conselheira do CRCSP Patrícia Barbosa da Silva e participação da vice-presidente do CRCSP de Registro, Daisy Christine Hette Eastwood, da presidente do Sindicont-SJRP, Maria Cecília Fim Lima Cervantes, e do delegado representante do CRCSP em Catanduva, Marco Antônio Mendes.

Durante a atividade presencial, foi transmitido, no canal do CRCSP no YouTube, o painel “Terceiro Setor – Reconhecimento dos Recursos Públicos Oriundos de Projetos e Atividades”, apresentado pelo mestre em Ciências Contábeis Fernando César Rinaldi. O diretor do Sescon-SP Regional São José do Rio Preto, Manuel Carlos Mazza Liebana Torres, e os delegados representantes do CRCSP em São José do Rio Preto, Adalberto Aniceto, e em Votuporanga, Alício Simioli foram os convidados do painel, que teve como moderadora a conselheira do CRCSP Marilene de Paula Martins Leite.

Os vídeos da atividade Juntos e Conectados em São José do Rio Preto ainda estão disponíveis e podem ser conferidos no canal do CRCSP no YouTube.