Campanha “Contabilidade é prerrogativa legal” chega a Presidente Prudente e Araçatuba

Publicado em 23/5/2022

O CRCSP iniciou no mês de maio uma nova campanha para intensificar o trabalho fiscalizatório e de combate ao exercício da contabilidade por não habilitados (leigos) no interior do Estado de São Paulo. Esse tipo de ação visa ao enfrentamento à concorrência desleal e à garantia da prerrogativa exclusiva do exercício da profissão pelos profissionais contábeis. As próximas cidades a participarem da campanha serão Araçatuba e Presidente Prudente, no dia 1º de junho, respectivamente, às 9h e às 16h.

Os escritórios de contabilidade e os profissionais exercem um papel importante nas empresas privadas e nos órgãos públicos, visando à transparência e segurança à sociedade. São eles os responsáveis pelo gerenciamento dos negócios e da saúde financeira de empresas e das pessoas físicas.

Para o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, a fiscalização é uma medida protetiva, tanto para os profissionais como para a sociedade. “O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades econômicas. Regularizar o trabalho destes profissionais é também uma forma de contribuir com transparência para a sociedade com princípios morais sólidos”, afirma.

Fiscalização ativa

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo superou em 2021 a marca de 10 mil fiscalizações, com 10.589 diligências e 2.483 autos de infração lavrados. Em 2020, foram 11.376 atendimentos e 1.876 autuações em todo o Estado, de acordo com balanço divulgado pela entidade.

Quatro convênios estabelecidos - Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e Ministério da Economia e Trabalho - permitem ao CRCSP cruzar dados de empresas e profissionais e direcionar suas ações de forma mais eficaz e assertiva. Esse trabalho de inteligência conseguiu identificar inúmeras inconsistências que resultaram em ações objetivas no sentido de otimizar os recursos para esse fim.

São Paulo é o estado com o maior número de profissionais da contabilidade registrados: mais de 152 mil, número que corresponde a 29% do total de 522 mil profissionais brasileiros. A maioria das organizações contábeis do país também se concentra no Estado de São Paulo. São 23 mil, ou 29%, das mais de 80 mil empresas em todo o Brasil.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP estará nos seguintes locais:

Araçatuba

Data e horário: 1º de junho, às 9h.

Local: Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Araçatuba (Aescon) - Rua Fernando Costa, 226 - Bandeiras - Araçatuba.

Presidente Prudente

Data e horário: 1º de junho, às 16h.

Local: Sindicato dos Contabilistas de Presidente Prudente (SindcontPP)

Endereço: Rua Dr. Gurgel, 1.218 - Centro – Presidente Prudente.