CRCSP promove campanha “Contabilidade é Prerrogativa Legal” em Araçatuba e Presidente Prudente

Publicado em 2/6/2022

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, o diretor Executivo Claudio Rafael Bifi e os fiscais Celino Correia de Oliveira e Eriovaldo Ferreira da Silva estiveram, em 1º de junho de 2022, nos municípios de Araçatuba e Presidente Prudente com a campanha “Contabilidade é Prerrogativa Legal”. A ação, que teve início em Bauru e Marília em maio, visa reforçar o combate ao exercício ilegal da profissão e conscientizar a população sobre a importância do profissional contábil registrado e a atuação do CRCSP.

No dia da ação protetiva, foram realizadas reuniões técnicas entre a equipe de Fiscalização do Conselho e os profissionais e empresários contábeis da região sobre a atuação do CRCSP para combater o exercício ilegal da atividade contábil.

Na parte da manhã, a reunião ocorreu na sede da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Araçatuba (Aescon) e contou com a participação do delegado representante do Conselho na cidade, Marco Antônio Campos Salles, os presidentes

da Aescon, João Aparecido Stuart Júnior, do Sindicato dos Contabilistas de Araçatuba (Sicoara), Carlos Antônio Carinheno, a diretora do Sescon-SP - Regional Araçatuba, Aldines Aparecida Silva Gon, e o administrador do escritório regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) em Araçatuba, Osvaldo Novo.

À tarde, a equipe do CRCSP reuniu-se com os profissionais de Presidente Prudente e região na sede do Sindicato dos Contabilistas de Presidente Prudente (SindcontPP). O delegado representante do CRCSP na cidade, José do Carmo Ferreira, os presidentes do SindcontPP, Sérgio Itio Turuta, e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Presidente Prudente (Assescopp), Sérgio Voltarelli, e o diretor do Sescon-SP - Regional Presidente Prudente, Victor Alves de Almeida Veiga, também estavam presentes.

A campanha “Contabilidade é Prerrogativa Legal” atua em diversas frentes: na orientação aos profissionais e empresários contábeis registrados, orientando-os sobre as exigências do Código de Ética Profissional do Contador; para os leigos, coibindo o exercício ilegal da atividade, e para a sociedade, ao levar informações por meio da mídia e redes sociais sobre a importância da contratação de profissionais da contabilidade registrados e devidamente habilitados.

Os fiscais do CRCSP também estarão nas regiões de Araçatuba e de Presidente Prudente de 6 a 10 de junho para averiguar possíveis casos de exercício ilegal da atividade contábil. Após a identificação de inconsistências que possam indicar o exercício ilegal, o CRCSP realiza diligências e, caso constatadas irregularidades, são iniciados os procedimentos processuais pertinentes.