Fotografias da Bahia são tema da exposição no CRCSP

Publicado em 9/6/2022

A mostra Arte e Cultura do CRCSP teve sua pré-estreia no dia 9 de junho de 2022 com a exposição de fotografias “Bahia: Tempo e Cores sob o Olhar de Álvaro Ricardino”. Doutor em Controladoria e Contabilidade e professor em cursos de graduação e pós-graduação, Álvaro Ricardino é um apaixonado pelas Ciências Contábeis e pela fotografia, que mantém como um “hobby levado muito a sério”, nas palavras do artista.

Convidado pelo CRCSP a conhecer o projeto “Profissional da Contabilidade, Mostre o seu Talento”, Ricardino fez sua inscrição e foi convidado a expor sua arte aos colegas de profissão.

Para ilustrar a pré-estreia, o grupo musical Nuovo Fantasia Italiana fez o show “Ritornando”, com grandes sucessos da música mundial. Criado em 1999, o coral Fantasia Italiana, sob a direção de Pietro Carlo Spera, se apresentou em renomados espaços do país ao longo dos anos. Após o falecimento de Spera, Cláudio Portioli começou a reger o grupo que, em 2018, passa a se chamar Nuovo Fantasia Italiana.

A mostra Arte e Cultura é promovida pelo Núcleo de Ação Cultural e Arte da Comissão Ambiental, Social e Governança (ASG) do CRCSP, com apoio do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo, e tem como objetivo aproximar os profissionais da contabilidade do Conselho.

As fotografias de Álvaro Ricardino podem ser vistas até o dia 21 de julho, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, na sede do CRCSP – Rua Rosa e Silva, 60 – Santa Cecília. Entrada livre. A exposição também pode ser vista online no portal do CRCSP.

Abertura

O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, a vice-presidente de Registro, Daisy Christine Hette Eastwood, e a subcoordenadora de Arte e Cultura da Comissão ASG, Eliane Aparecida Maia, fizeram a abertura da apresentação musical e destacaram a importância do retorno às atividades presenciais como forma de integrar os profissionais da contabilidade e a sociedade ao CRCSP.

“Além de suas prerrogativas de registro, fiscalização e promoção da Educação Profissional Continuada, o CRCSP possui uma missão social. Por este motivo, não devemos estar de portas fechadas, mas sim, incentivar cada vez mais a participação da sociedade no Conselho”, declarou o presidente Maion.

“Eu me sinto emocionada por estarmos realizando a primeira atividade cultural presencial na sede do CRCSP, que é organizada pela Subcoordenadoria de Arte e Cultura da Comissão ASG, em conjunto com a Vice-Presidência de Registro. A Comissão ASG tratará de Arte e Cultura, Sustentabilidade, Governança, Diversidade e Inclusão e Responsabilidade Social, temas de grande relevância para a sociedade e cujo debate se faz cada vez mais necessário”, destacou a vice-presidente Daisy.

Eliane Maia revelou sentir-se orgulhosa pela realização do evento e destacou que ele não existiria sem a participação da organização e do público presente na pré-estreia. Ela também convidou o público a conferir as obras de Álvaro Ricardino, expostas no Espaço Arte e Cultura do CRCSP e na galeria virtual de arte, no portal do Conselho.

Ricardino participou, por transmissão online direto da Bahia, da pré-estreia da exposição e falou um pouco de suas obras: “Eu fiz um curso de fotografia em 2010, no qual pude compreender a fotografia e ter um novo olhar sobre ela, buscando extrair o máximo de cada foto. A partir de então, eu não parei mais”, revelou o contador.

A seguir, o coordenador do grupo musical Nuovo Fantasia Italiana, Cláudio Portiolli, fez a apresentação do espetáculo “Ritornando”, cujo nome, segundo o maestro é uma homenagem para o retorno ao palco do teatro do CRCSP após mais de dois anos do início da pandemia.

Os presidentes da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima, os vice-presidentes do CRCSP de Fiscalização, Ética e Disciplina, Marcelo Roberto Monello, e de Desenvolvimento Profissional, Flávia Augusto, o diretor Executivo, Claudio Rafael Bifi, conselheiros e funcionários do CRCSP, acadêmicos da APC e membros da sociedade estavam presentes na pré-estreia da mostra Arte e Cultura do CRCSP.

“Profissional da Contabilidade, Mostre o seu Talento”

A campanha “Profissional da Contabilidade, Mostre o seu Talento” tem como objetivo dar visibilidade aos profissionais da contabilidade que desempenham atividades artísticas, profissionalmente ou não, sejam elas de pintura, artes plásticas, música, teatro, literatura e qualquer outro talento que possuam. Para participar, basta preencher o formulário no portal do Conselho.