Outubro é o mês da conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama

Publicado em 28/9/2022

CRCSP realiza ações para alertar sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença

A informação pode salvar vidas e para alertar sobre os perigos do câncer de mama o CRCSP, por meio da Comissão CRCSP Mulher, mais uma vez participa do Outubro Rosa. Com uma programação especial de atividades durante todo o mês de outubro e materiais informativos sobre o tema, o CRCSP busca alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para promover qualidade de vida e, principalmente, salvar milhares de vidas.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) publicados em setembro deste ano apontam que o câncer de mama é o segundo tipo de doença oncológica mais comum no Brasil, com 66.280 novos casos estimados para 2022. A doença também é a que mais causa mortes entre as mulheres e foi responsável por 17.825 óbitos em 2020, sendo 99% destes casos entre o público feminino.

Apesar dos números, é possível vencer a doença, principalmente quando ela é diagnosticada nos estágios iniciais. A realização de exames periódicos é fundamental para identificar os primeiros sinais do câncer de mama, o que aumenta as chances de sucesso do tratamento, reduzindo em até 95% os índices de mortalidade.

Manter uma alimentação saudável e balanceada, praticar atividades físicas e hábitos saudáveis, como não fumar ou ingerir bebida alcoólica em excesso, também são práticas que contribuem para diminuir a incidência do câncer de mama e outras doenças.

Para incentivar cada vez mais mulheres a realizarem o exame periódico e adotarem práticas saudáveis em sua rotina, pessoas e organizações ao redor do mundo integram anualmente a campanha Outubro Rosa, promovendo ações que sirvam de alerta sobre a causa.

A campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento criado em 1997, nos Estados Unidos, que foi adotado em todo mundo para conscientizar a população sobre os perigos do câncer de mama e difundir informações úteis no combate à doença. O símbolo da campanha é um laço rosa, como o distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama, realizada em 1990.

No CRCSP, a campanha é liderada pela Comissão CRCSP Mulher, engajada em levar informação e promover saúde e qualidade de vida entre as profissionais da contabilidade. A conselheira do CRCSP e coordenadora da Comissão, Rosângela Maria da Costa Menezes, ressalta que além da conscientização, o suporte aos pacientes com câncer também é fundamental.

“Além de trazer informações sobre como evitar e combater o câncer de mama, é importante que também apoiemos aqueles que enfrentam esta terrível doença. Uma das ações que a Comissão CRCSP Mulher irá realizar será a arrecadação de itens para instituições de apoio aos pacientes com câncer, além de palestras, encontros e outras ações que tragam informações importantes sobre a doença”, explica Rosângela.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Flávia Augusto, também ressalta a importância da campanha e convida todos a participar das ações desenvolvidas pelo Conselho em outubro. “Queremos que todos, homens e mulheres, nos apoiem nesta luta, para que tenhamos cada vez menos pessoas acometidas pelo câncer de mama ou por outras doenças, que também podem ser identificadas com o exame periódico”, reforça Flávia.

Saiba mais sobre o câncer de mama

Para divulgar informações sobre o câncer de mama e orientar homens e mulheres sobre a detecção e combate à doença, o Inca publicou em setembro de 2022 a cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, disponível gratuitamente no portal do instituto.