CRCSP promove o Encontro da Mulher Contabilista do Estado de São Paulo

Publicado em 18/11/2016

O Encontro da Mulher Contabilista do Estado de São Paulo foi realizado pelo CRCSP, no dia 18 de novembro de 2016. Com o lema “Fortalecendo Laços”, o evento foi idealizado com o objetivo de colocar a mulher profissional da contabilidade no centro da luta pela igualdade de gêneros e reuniu mais de 200 participantes no Teatro Professor Hilário Franco.

A abertura do Encontro foi feita pelo presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, cuja gestão tem como uma de suas prioridades a igualdade de gêneros na profissão, por meio de ações que fortalecem o movimento da mulher profissional da contabilidade.

“Estamos aqui hoje para parabenizar as mulheres profissionais da contabilidade que provaram que não existe “profissão masculina”. No século 21, as mulheres podem ser o que quiserem! E vocês, mulheres, conseguiram essa conquista graças à sua luta, graças ao trabalho que vêm desenvolvendo em todas as áreas!”, elogiou o presidente.

A participação feminina na área contábil está crescendo. Em 1947, após um ano de fundação do CRCSP, dos 2.224 registros feitos, apenas 74 eram de mulheres contabilistas, ou seja, 3% do total. Atualmente, dos quase 152 mil profissionais em atividade no Estado de São Paulo, 63 mil são mulheres, o que representa 42% dos profissionais registrados.

A coordenadora da Comissão CRCSP e conselheira do CRCSP, Flávia Augusto, apresentou um vídeo sobre as atividades realizadas pelo grupo. “Trabalhamos para incentivar a participação das mulheres contabilistas nas entidades de classe e na vida política, pois temos muito a contribuir com o desenvolvimento em nosso país”, explicou Flávia.

“Parabéns ao CRCSP por este grandioso evento! Esta é uma excelente oportunidade para troca de informações”, declarou a vereadora de São Paulo Edir Sales (PSD-SP). “Nas minhas visitas a escritórios de contabilidade, tenho visto cada vez mais mulheres. Por isso, parece que há mais do que 42%”, brincou Edir.

“Ética Empresarial: Desenvolvimento e Implantação de Politicas Éticas Corporativas em 5 Dimensões” foi a primeira palestra do evento, ministrada pelo conselheiro do CRCSP, pós-doutorando em Ciências Contábeis, doutor em Ciências Sociais e professor Fernando de Almeida Santos. Entre outros pontos, ele abordou os desafios das instituições em relação à ética corporativa.

A fundadora da Academia de Coaching Integrativo, coordenadora da Academia de Planejamento Financeiro e administradora de empresas com especialização em Comércio Exterior, Rebeca Toyama, ministrou a palestra “Dando Significado Às Nossas Histórias – Como Integrei meu Sonho na minha Carreira. Você Acredita que uma Carreira é uma Linha Reta ou um Grande Quebra-Cabeça?”.

A partir de sua história de vida, Rebeca falou sobre a importância da atenção aos valores de cada um na construção de uma carreira. Ela explicou sobre as quatro funções psíquicas identificadas por Carl Gustav Jung: Razão/Pensamento, Emoção, Sensação e Intuição e como elas são usadas pela consciência para reconhecimento do mundo exterior e orientação.

Empreendedorismo

A segunda parte do Encontro da Mulher Contabilista do Estado de São Paulo foi dedicada ao empreendedorismo. Foram realizados dois painéis: o primeiro foi apresentado pela psicóloga e professora de educação empreendedora Mara Sampaio, que falou sobre “A Chave para a Atitude Empreendedora”.

De acordo com a palestrante, o segredo para ter sucesso na carreira é estabelecer um objetivo profissional e ficar de olho nas oportunidades. “Quem tem atitude empreendedora assume riscos e corre atrás das oportunidades”, afirmou a palestrante, que também destacou a importância de saber administrar o tempo, de sair do padrão e conseguir enxergar oportunidades, mesmo em tempos de crise.

A seguir foi realizado o painel “Mulheres em Destaque”, na qual lideranças femininas da Contabilidade apresentaram suas histórias de vida ao público. O painel foi apresentado pela vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, pela presidente da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam) e conselheira do CFC, Sandra Maria Batista, pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Vitória Maria da Silva, e pela diretora do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) Celina Coutinho.

“Eu sempre tive certeza de que queria ser contadora”, declarou a vice-presidente Marcia no painel, que teve como mediador o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Marcio Massao Shimomoto.

Ao final da apresentação, foram entregues troféus aos palestrantes, para homenageá-los por sua participação. Os troféus foram entregues pela vice-presidente de Registro, Neusa Prone Teixeira da Silva, e pelos conselheiros Claudio Filippi, Flávia Augusto, Inez Justina dos Santos e Suely Gualano Bossa Serrati.

Também estiveram presentes a diretora administrativa da Aescon-SP, Terezinha Annéia, o conselheiro do CRCSP Takeru Horikoshi, as delegadas regionais do Conselho em Campinas, Lilian Ricci Ghizzi, e em São José dos Campos, Vera Lúcia dos Santos Vieira, e as delegadas locais Denise Monteiro (Pindamonhangaba), Vera Lucia Tristão Cintra (Franca), Beatriz dos Santos Fialho Bonini (Guaratinguetá), Maria Aparecida Rodrigues da Silva (Lorena) e Neusa Kazue Hidaka (Barueri).

Comissão CRCSP Mulher

A Comissão CRCSP Mulher é formada pelas conselheiras Flávia Augusto (coordenadora), Ana Maria Costa (vice-coordenadora), Cibele Pereira Costa, Inez Justina dos Santos, Priscila Cristina Provazi, Rosmary dos Santos, Selma do Carmo Ribeiro, Suely Gualano Bossa Serrati e Yae Okada e pelas colaboradoras Alaíde da Silva Pereira Vitorino, Celina Coutinho e Lilian Ricci Ghizzi, que participaram do evento.