Contador, uma profissão em extinção?

Publicado em 7/10/2022

*Por Comissão CRCSP Jovem

De tempos em tempos, surgem na mídia matérias que decretam o fim da Contabilidade. A maioria destas matérias é pautada em uma pesquisa que elenca um rol de profissões que, segundo a publicação, serão extintas até o ano de 2025 e desaparecerão totalmente até 2030. Ou seja, a extinção já estaria batendo na nossa porta e, logo mais, a nossa profissão será completamente substituída pela Inteligência Artificial. Será?

Bom, temos uma notícia para vocês: a Contabilidade já acabou. Sim, é isso mesmo que você leu. A Contabilidade já acabou! Aquela Contabilidade velha e empoeirada ficou para trás junto com o guarda-livros e o contador darfista.

Olhem para os últimos 20 anos e vejam a revolução que já encaramos, a contabilidade já se reinventou inúmeras vezes. E, neste momento, estamos diante de mais de uma possibilidade de nos reinventarmos. Não estamos encarando o abismo da extinção, estamos diante de uma miríade de possibilidades.

O contador do hoje tem as habilidades necessárias para ajudar os negócios do amanhã a enfrentarem os desafios de empreender em um mundo tão dinâmico, oferecendo uma contabilidade estratégica, cada vez mais tecnológica e alinhada com o novo mercado.

Para o profissional contábil que não teme desafios, encara a inovação com entusiasmo e está disposto a reinventar e redesenhar a profissão, a transformação está apenas começando e o seu futuro é promissor.

Já para quem tem medo e não está disposto a encarar a transformação, o fim é inevitável.