Conselheiras do CRCSP são empossadas na Academia Paulista de Contabilidade

Publicado em 4/11/2022

A Academia Paulista de Contabilidade (APC) realizou em 4 de novembro de 2022 a sessão solene em comemoração aos 70 anos de fundação da entidade. Durante a cerimônia, realizada na sede do CRCSP, foram empossados vinte novos acadêmicos. As conselheiras do CRCSP Eliane Aparecida Maia e Márcia de Souza Montanholi estão entre os novos integrantes da academia e passam a integrar o rol de imortais da Contabilidade paulista.

Com a presença de representantes de entidades contábeis estaduais e nacionais, do setor empresarial e da classe política, a solenidade teve início com palavras de reflexão do padre Fabiano Micali de Almeida e as boas-vindas do presidente da Academia, Domingos Orestes Chiomento.

O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, parabenizou, a academia por suas realizações e destacou a relevância de sua atuação, contribuindo para a evolução e divulgação do pensamento contábil.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, o presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabri, representando as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, a vereadora da cidade de São Paulo Edir Sales (PSD), o deputado estadual Itamar Borges (MDB) e o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Paulo Henrique Schoueri, participaram da solenidade e também parabenizaram a Academia pelos seus 70 anos de história.

Foram empossados os 20 novos acadêmicos: Alexandre Evaristo Pinto, Carlos Augusto Pires, Carlos José de Lima Castro, Celina Coutinho, Eliane Aparecida Maia, Elionor Farah Jreige Weffort, Flávio Riberi, Idésio da Silva Coelho Júnior, Ivam Ricardo Peleias, Jair Gomes de Araújo, Jerônimo Antunes, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, José Heleno Mariano, Marcelo Alcides Carvalho Gomes, Márcia de Souza Montanholi, Márcio Marcelo Belli, Márcio Massao Shimomoto, Martinho Maurício Gomes de Ornelas, Patrícia Siqueira Varela e Sérgio Approbato Machado Júnior.

Os novos integrantes da Academia proferiram o juramento de promover, com ética e probidade, a difusão do conhecimento contábil. A leitura dos votos foi realizada pelo vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e agora acadêmico Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

Representando os empossados, a conselheira do CRCSP e acadêmica Eliane Aparecida Maia agradeceu o convite para integrar a Academia e destacou a relevante atuação da entidade. “A APC realiza um trabalho fenomenal e de grande importância para o desenvolvimento das Ciências Contábeis. É uma honra ser indicada à academia dos imortais e poder contribuir para a difusão do conhecimento”, declarou Eliane.

Após a cerimônia de posse, que contou com a participação de familiares dos patronos das cadeiras que serão ocupadas pelos novos integrantes da Academia, foram prestadas homenagens aos presidentes do CRCSP, José Aparecido Maion, da APC, Domingos Orestes Chiomento, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, ao vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC e vice-presidente da APC, José Donizete Valentina, ao 1º secretário da APC, Irineu De Mula, e ao presidente do CFC nas gestões 2004-2005, 2014-2015 e 2016-2017, José Martônio Alves Coelho.

Ao final da cerimônia, foram apresentados dois painéis técnicos: o primeiro apresentado pela presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, e pelo presidente da Trevisan Escola de Negócios e acadêmico da APC Antoninho Marmo Trevisan, com moderação do conselheiro do CRCSP e acadêmico Alexandre Sanches Garcia; o segundo painel foi ministrado pelo coordenador de Operações do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos Contábeis (CBPS), Zulmir Ivânio Breda, e pelo acadêmico da APC e diretor-presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Edgard Bruno Cornacchione Júnior, com moderação da acadêmica Angela Zechinelli Alonso. O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, fez a abertura dos painéis.