Conselheiro do CRCSP participa como palestrante do Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia Elétrica

Publicado em 22/11/2016

Entre os dias 19 e 23 de novembro de 2016, os profissionais da contabilidade que atuam em empresas do ramo elétrico estiveram reunidos em Florianópolis, Santa Catarina, no XXXII Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (Enconsel). O evento é realizado anualmente pela Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (Abraconee).

O presidente da Abraconee, João Vicente Amato Torres, fez a abertura da solenidade, que promoveu a discussão dos temas mais relevantes e atuais nas áreas de Contabilidade, Finanças, Controladoria e Tributos.

O conselheiro do CRCSP José Luiz Ribeiro de Carvalho foi um dos palestrantes do Enconsel e apresentou, no dia 22, o tema “Contabilização da Bonificação do Direito de Outorga nas Licitações de Novas Concessões no Setor Elétrico” no painel “Temas Contábeis Relevantes para o Setor Elétrico Brasileiro”.

“No painel pudemos discutir os principais pontos e alinhar alguns critérios contábeis nos contratos de concessão de energia elétrica”, apontou Carvalho, que destacou também a qualidade técnica de todas as apresentações. “O encontro como um todo foi muito construtivo e oportuno. Foi impressionante o nível de adesão e de conscientização dos participantes sobre a importância de estarem atualizados em relação às normas do setor”, declarou o conselheiro do CRCSP.

O diretor técnico contábil, Adriano Fedalto, e o membro do Conselho de Administração da Abraconee Sérgio Luiz Felice também estiveram representando a entidade no evento. Também participaram do XXXII Enconsel o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Marcello Alexandre Seemann, o superintendente de Normas Contábeis da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), José Carlos Bezerra, e os presidentes do Conselho de Administração das Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás), José Luiz Alquéres, e das Centrais Elétricas do Sul do Brasil (Eletrosul), Márcio Pereira Zimmermann, o coordenador do Grupo de Trabalho Energia Elétrica do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Marcos Antônio Quintanilha, a superintendente de Contabilidade e Fiscal da empresa Neoenergia, Luciana Maia, entre outras lideranças do setor.