CRCSP abraça campanha Dezembro Vermelho

Publicado em 1/12/2022

Iniciativa, em prática no Brasil desde 2017, visa conscientizar sobre a prevenção do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis

Para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra o HIV (vírus causador da Aids), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no dia 1° de dezembro, desde 2017 foi criado no país a campanha nacional Dezembro Vermelho, que se estende por todo último mês do ano, e visa conscientizar sobre a transmissão e tratamentos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como Aids, herpes, sífilis, entre outras. O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) abraça essa causa e apoia iniciativas que visam aumentar o conhecimento da população sobre essas doenças.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Unaids (programa das Nações Unidas para ajudar nações no combate à Aids), uma pessoa é infectada pelo vírus da Aids a cada 15 minutos, sendo que cerca de 910 mil brasileiros vivem com o HIV – ainda segundo dados do Ministérios, 94% das pessoas que já fazem tratamento não transmitem o vírus, por terem atingido a carga viral indetectável. Deste total, a maioria é do sexo masculino e se encontra na faixa etária entre 20 e 34 anos.

Para o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, a campanha de conscientização sobre a prevenção e saúde sexual é de suma importância para combater o preconceito e a desinformação que pairam sobre portadores de ISTs. “Apesar de muitas ações para a população tratarem da prevenção, o debate sobre os tratamentos e a condição de vida dos portadores dessas doenças ainda são pouco difundidos. É possível ter uma vida plena e saudável, mesmo após contrair uma IST, como do HIV, por exemplo, com tratamento adequado. Definitivamente, não é uma sentença fatal nem motivo para exclusão social”, afirma.

Mais informações sobre o apoio do CRCSP à campanha Dezembro Vermelho, você pode conferir no portal - https://www.crcsp.org.br/