Presidente Maion prestigia lançamento do grupo técnico de Contabilidade da Assefin-SP

Publicado em 1/12/2022

Para ampliar a discussão de temas contábeis relacionados às finanças públicas dos municípios e ao Setor Público de forma geral, a Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin-SP) criou um grupo de Contabilidade, focado na capacitação e assistência técnica aos profissionais contábeis. O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, participou da solenidade virtual de lançamento do grupo técnico, realizada em 1º de dezembro de 2022, no canal da Assefin-SP no YouTube.

O secretário executivo da Assefin-SP, Francisco Sérgio Nalini, explicou na abertura do evento que a criação do grupo técnico atende a um pleito antigo da diretoria da entidade, pois a Contabilidade está intrinsecamente relacionada às finanças e à qualidade no Setor Público.

“Foi através da Contabilidade que nasceu a Assefin-SP e o Seminário de Gestão Pública Fazendária, que há anos contribui para a discussão dos principais temas da área. O Grupo Técnico de Contabilidade irá reforçar ainda mais as atividades de capacitação para os profissionais que atuam neste segmento”, explicou Nalini.

Criada em 2019, a Assefin-SP representa secretarias de finanças de diversos municípios paulistas. O presidente da Associação, Adriano Luiz Leocádio, destacou no evento de lançamento que o grupo técnico permitirá ampliar a discussão sobre os temas mais relevantes na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e subsidiar os profissionais da área contábil na interlocução junto aos órgãos governamentais na defesa dos interesses dos municípios.

“Estamos consolidando este grupo técnico de trabalho pois acreditamos que os profissionais da contabilidade possuem uma função essencial no serviço público e no desenvolvimento dos municípios e do nosso país”, ressaltou Leocádio.

O presidente Maion afirmou ser uma honra para o CRCSP participar do lançamento do Grupo de Contabilidade da Assefin-SP e ressaltou a importância da Contabilidade para a qualidade dos gastos no serviço público.

“O Brasil possui uma carga tributária gigantesca e de alto nível de complexidade. Neste cenário, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve estar alinhada às mais recentes e melhores práticas de gerenciamento e controle de gastos e nada melhor para a difusão de informações de qualidade que este grupo”, destacou o presidente do CRCSP, que parabenizou a Assefin-SP pela iniciativa e colocou o Conselho à disposição para apoiar no que for necessário para a promoção do conhecimento.

Após o lançamento, foi apresentada uma mesa redonda virtual com especialistas da área de Finanças Públicas e Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Participaram do painel os professores Paulo Henrique Feijó e Ricardo Rocha, a auxiliar técnica de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) Débora Tristão, a representante da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação da Confederação Nacional de Municípios (CTCONF/CNM) Diana Vaz de Lima e o gerente de Normas e Procedimentos de Gestão Fiscal da Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional (CCONF/STN), Alex Teixeira.