Com muita emoção e recordações, Apejesp inaugura nova sede em São Paulo

Publicado em 1/12/2022

Em um novo espaço, um novo capítulo na história da Apejesp começa a ser escrito. Uma nova era se inicia rumo a um futuro promissor. A entidade realizou, no dia 1º de dezembro, a inauguração da sua nova sede social na Avenida Liberdade, número 47, 2º andar, no bairro Liberdade, em São Paulo, capital. O espaço é maior e mais amplo que a sede antiga e será utilizado para a realização de cursos, eventos e demais atividades da entidade.

Presidentes e representantes de outras entidades, ex-presidentes, membros da diretoria e do conselho da Apejesp estiveram presentes na cerimônia. Ao fazer a abertura do evento, Suely Gualano Bossa Serrati, conselheira do CRCSP e da Apejesp, falou que, em momentos como esse, é importante relembrar o caminho que fez a Apejesp ser o que ela é hoje.

A entidade surgiu da necessidade que os profissionais atuantes como peritos na capital paulista tinham em obter melhorias no desenvolvimento de seu trabalho. Os encontros para formar a Apejesp começaram em 1956, mais de um ano antes de a Associação ter sido criada efetivamente no dia 30 de agosto de 1957.

De lá para cá, a luta foi árdua e muita coisa mudou. São 65 anos de história e de atividades ininterruptas. No início, as reuniões da Apejesp eram realizadas na sede do Sindicato dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Sindcont-SP). Anos mais tarde, a entidade adquiriu sua sede própria na Praça Clóvis Bevilacqua, e, agora, a necessidade e o crescimento da profissão fizeram com a que a diretoria adquirisse esse espaço maior para atender às demandas atuais.

Relacionamento e conquistas

Compuseram a mesa de autoridades, José Vanderlei Masson dos Santos, presidente da Apejesp, Dagoberto Silvério da Silva, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), José Aparecido Maion, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Pedro Afonso Gomes, presidente do Conselho Regional de Economia - 2ª Região (Corecon-SP), e Paschoal Rizzi Naddeo, presidente do Conselho Deliberativo da Apejesp.

Ainda estavam no encontro, Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindcont-SP, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, presidente da 5ª Seção Regional do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e os conselheiros do CRCSP Fernando Viana de Oliveira Filho e Marcelo de Almeida Prado.

A Apejesp congrega peritos das áreas de humanas, exatas e biológicas sendo advogados, médicos, contadores, engenheiros, administradores, químicos, psicólogos, corretores de imóveis e muitos outros profissionais.

No seu pronunciamento, Masson explicou que essa jornada começou do zero, como um formigueiro, folhinha por folhinha, aos poucos. “Foram praticamente nove anos desde a primeira gestão para conseguirmos concretizar o sonho de adquirir a nova sede”, disse.

O presidente da Apejesp agradeceu a toda a diretoria e àqueles que acreditaram nesse objetivo. “Tudo surgiu da necessidade de termos um espaço mais amplo para atender os nossos associados e proporcionar uma gestão mais atenta às demandas dos profissionais da perícia. Reduzimos custos, traçamos estratégias e focamos no que era importante”, ressaltou.

Falando em nome das Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo, Dagoberto parabenizou a Apejesp pela conquista e complementou explicando que essa união das entidades em busca de um objetivo comum é sempre benéfica a todos os profissionais da contabilidade. “Neste campo, a união faz a força e, na prática, traz resultados em proveito dos profissionais e das atividades desenvolvidas pelas organizações e pelos empresários”, pontuou.

Já Maion destacou que a conquista da nova sede pela Apejesp era motivo de grande comemoração. “É uma vitória de uma série de conquistas do trabalho desenvolvido por essa entidade durante 65 anos de existência. Os nossos parabéns ao presidente José Vanderlei Masson dos Santos, à sua diretoria e aos funcionários, que tem como principal compromisso representar o ser humano, passando pelas várias etapas e seriedade do seu compromisso com a perícia. Somos testemunhas do trabalho que a Apejesp desenvolve visando à educação profissional continuada, que fortalece a atividade da perícia e garante à sociedade um trabalho de extrema qualidade”, complementou.

Enquanto Afonso relembrou que como atua como perito e assistente técnico na área econômica, entende o quanto é importante o trabalho do perito para instruir as decisões dos juízes e proteger, ao mesmo tempo, suas avaliações técnicas nos processos judiciais. “Parabenizo a Apejesp por mais esta importante conquista”, disse.

Representando os demais presidentes da Apejesp, Naddeo destacou o afinco trabalho e jornada realizada pelo atual presidente da entidade na busca de adquirir a nova sede. “O sucesso desta audaciosa empreitada que, apesar dos percalços que enfrentamos, inclusive de uma pandemia mundial, saiu vitoriosa. Conseguimos realizar a reforma e a adaptação completa nesta casa, que será a nova casa dos peritos associados”, explicou.

Inauguração das galerias de presidentes e homenageados com a medalha Fausto Ferreira Coimbra

Ao todo, a Apejesp teve 19 presidentes, que estiveram à frente da entidade e contribuíram com todas as conquistas ao longo destes 65 anos. Durante a cerimônia, foi inaugurada a Galeria de Presidentes.

Na mesma oportunidade, foi inaugurada a galeria dos homenageados com a medalha Fausto Ferreira Coimbra – Ordem do Mérito Pericial. Composta pelos ganhadores, Alexandre Alves Lazzarini, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Irineu Desgualdo, contador, e Martinho Maurício Gomes de Ornelas.

Fonte: Apejesp – Suzamara Bastos.