CRCSP e Apejesp promovem 1º Fórum Paulista de Perícia Contábil

Publicado em 25/11/2016

O CRCSP, por meio da Comissão de Mediação, Perícia e Arbitragem da entidade e em parceria com a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), promoveu o 1º Fórum Paulista de Perícia Contábil, no dia 25 de novembro de 2016. O evento reuniu especialistas na área e lotou o Teatro Professor Hilário Franco, na sede do Conselho.Houve ainda a transmissão ao vivo do evento pela internet.

“Este é um nicho do mercado de trabalho que vale a pena ser ocupado pela classe contábil”, declarou o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, na abertura do fórum. Ele também incentivou os profissionais a participarem das atividades oferecidas pelo Conselho. “Esta é uma oportunidade para nos desenvolvermos. A participação dos profissionais da contabilidade é fundamental para a representação da nossa classe”, finalizou.

Para o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, José Donizete Valentina, o fórum é de grande valia para profissionais que desejam conhecer e entender mais sobre a área de perícia contábil e também para os que já atuam nesse segmento e vêm em busca de atualização.

“O CRCSP tem o compromisso de levar conhecimento aos profissionais da contabilidade. Fiz questão de acompanhar a formatação do evento e posso assegurar que os temas a serem abordados são atuais e pertinentes”, reforçou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Aparecido Maion, que agradeceu a todos pela presença.

Reforçando as falas da abertura, a primeira palestra foi sobre “Oportunidades de Mercado para a Atuação em Perícia Contábil” ministrada pelos advogados Selma Maria Ferreira Lemes e Flávio Pereira Lima, com mediação dos peritos contadores Paulo Cordeiro de Mello e Silvio Simonaggio.

Paulo e Simonaggio falaram sobre conhecer melhor esse campo de atuação. Flávio abordou os três pilares que devem ser considerados ao lidar com novidades nas áreas de atuação: aprender com as mudanças, especialização e comunicação. Selma, que redigiu e revisou regulamentos de Câmaras de Arbitragem no Brasil, explicou as vantagens e procedimentos da arbitragem.

O tema “As Várias Modalidades da Prestação de Contas em Perícia Contábil” foi discutido pelo perito judicial Jubray Sacchi, pelo presidente da Apejesp, Paschoal Rizzi Naddeo, e pelo perito contador José Vanderlei Masson dos Santos, com a coordenação do perito contador e colaborador da Comissão de Mediação, Arbitragem e Perícia do CRCSP Fernando Viana de Oliveira Filho.

Divergências na apuração de valores

A palestra seguinte foi apresentada pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Eliseu Martins e pelo doutor em Direito Internacional Maurício Almeida Prado, que falaram sobre “Apuração de Haveres – Fluxo de Caixa Descontado e Balanço de Determinação”. O coordenador da Comissão de Mediação, Arbitragem e Perícia do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, e o membro da Academia Paulista de Contabilidade (APC) Silvio Lopes Carvalho foram os mediadores do painel.

Eliseu Martins deu uma aula sobre os diferentes critérios que podem ser utilizados para medir o quanto vale um negócio. Ele explicou que o valor da empresa depende da expectativa de lucro que as pessoas têm, mas que, “para chegar a um resultado confiável, é necessário fazer uma projeção do resultado que a empresa terá em um dado momento no futuro”.

Por sua vez, Maurício Prado abordou as divergências que podem surgir na apuração do valor de uma empresa. Segundo ele, alguns fatores interferem na avaliação objetiva, entre eles a ambiguidade dos contratos e as limitações dos métodos de avaliação. “Os critérios para apurar o valor de um bem possuem suas limitações e, por isso, podem chegar a valores distintos. O diálogo é a melhor forma de corrigir essas imperfeições e chegar a um resultado confiável”, destacou.

Após a apresentação, a vice-coordenadora da Comissão de Mediação, Arbitragem e Perícia, conselheira Suely Gualano Bossa Serrati, e o presidente do CRCSP na gestão 2008-2009, Sergio Prado de Mello, entregaram diplomas de mérito aos palestrantes, como reconhecimento por sua participação no Fórum.

Mensuração de perdas e danos

O quarto e último painel do Fórum Paulista de Perícia Contábil foi sobre “Perdas e Danos – Lucros Cessantes e Danos Emergentes”, tema apresentado pelo mestre em Direito Carlo de Lima Verona e o presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Welington Rocha. Os mediadores foram Silvio Simonaggio e Suely Gualano Bossa Serrati.

Os palestrantes ressaltaram que em um processo de arbitragem as partes podem determinar valores distintos na apuração de perdas e danos, problema que pode ser superado apenas se for seguido o critério da razoabilidade na avaliação pericial.

“A missão da Contabilidade é de mensurar os eventos econômicos no mundo. Mas esta é uma responsabilidade muito grande, porque muitas vezes, a realizada não reflete os valores mensurados”, apontou o professor Welington Rocha.

“Em muitos casos, existe uma distância muito grande entre o resultado obtido pela aplicação de conceitos contábeis e o mundo real. E resolver este problema é um exercício constante de atualização, diálogo e de oxigenação da prática pericial”, destacou Verona.

Ao final do painel, os palestrantes também receberam diplomas de mérito por sua participação no evento, entregues pelos conselheiros Carlos Roberto Matavelli e João Carlos Castilho Garcia.

Encerramento

João Carlos Castilho Garcia realizou o encerramento do 1º Fórum Paulista de Perícia Contábil. “Este fórum foi programado para ser realizado a cada dois anos, cada vez com mais temas e palestras”, revelou o conselheiro.

Suely Gualano Bossa Serrati também agradeceu a presença do público e a colaboração do Conselho Diretor, da Comissão de Mediação, Arbitragem e Perícia e dos funcionários do CRCSP que contribuíram para a realização do evento. “O envolvimento de vocês é o que nos permite realizar atividades como esta”, declarou.

Também participaram do 1º Fórum Paulista de Perícia Contábil o diretor cultural do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima, a diretora do Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP) Helenilda Cardoso Santos, os conselheiros do CRCSP Breno Acimar Pacheco Correa, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi e Manassés Efraim Afonso e os diretores do Conselho Claudio Rafael Bifi (executivo), Carlos do Carmo Rufino (administrativo) e Verônica Moreira Nunes (operacional).

Após o encerramento, as empresas Sage, Serasa Experian, Sindcont-SP, Trevisan Escola de Negócios, Fipecafi e Senac, patrocinadoras do evento, sortearam brindes aos participantes.