Conselheiros participam de treinamento para melhoria dos processos de gestão

Publicado em 28/11/2016

Os conselheiros do CRCSP participaram, em 28 de novembro de 2016, do Programa de Integração e Capacitação, treinamento para promover a atualização em relação aos processos de gestão da entidade. O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, coordenou a atividade, realizada no auditório do Conselho.

Esta foi a última etapa de 2016 do Programa de Integração e Capacitação, cujo tema foi “Gestão Estratégica e Participativa”. Na primeira edição, realizada em 18 de janeiro, os conselheiros organizaram-se em sete grupos e foram encarregados de propor melhorias na entidade. Ao longo do ano, foram feitas 71 propostas de melhoria, que passaram por estudos de impacto e viabilidade e foram apresentadas neste treinamento pelo presidente Gildo.

“Muitas destas propostas já estão em fase de adoção. O compartilhamento de ideias é a melhor forma de buscar a excelência neste trabalho que realizamos, que é um dos objetivos do Conselho”, destacou o presidente.

As atividades realizadas pelo CRCSP, as metas de desempenho e o planejamento estratégico do Conselho para 2017 foram alguns dos temas abordados por Gildo. Após sua apresentação, ele chamou o conselheiro Valmir Leôncio da Silva, especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, para falar sobre o tema.

Leôncio explicou o que são as autarquias especiais, como o Conselho, as normas que regem a atuação da entidade, entre elas a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.º 101/2000) e a Lei da Transparência (Lei n.º 12.527/2011), e como é o funcionamento dos órgãos da administração pública indireta.

Participaram do treinamento o presidente Gildo Freire de Araújo, os vice-presidentes de Administração e Finanças, Marcia Ruiz Alcazar, de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Donizete Valentina, de Desenvolvimento Profissional, José Aparecido Maion, e de Registro, Neusa Prone Teixeira da Silva, os conselheiros do CRCSP e os diretores executivo, Claudio Rafael Bifi, administrativo, Carlos do Carmo Rufino, de tecnologia e infraestrutura, Domingos Sávio Mota, e operacional, Verônica Moreira Nunes.

Encerramento

Ao final do treinamento, a vice-presidente de Administração e Finanças, Marcia Ruiz Alcazar, fez algumas considerações sobre os temas discutidos. “Como conselheiros, temos a responsabilidade de promover a transparência e o gerenciamento eficiente dos recursos da entidade. E o monitoramento constante dos processos é requisito fundamental para cumprirmos este compromisso”.

“Obrigado pela participação de todos e espero que possamos atingir um resultado cada vez melhor na prestação de serviços ao profissional”, declarou o presidente Gildo no encerramento do Programa de Integração e Capacitação.

Após a atividade, os conselheiros participaram de uma atividade prática, no auditório, para testar seus conhecimentos sobre o tema debatido durante o ano e incentivar a integração.