CRCSP apoia a campanha Janeiro Branco e destaca importância dos cuidados com a saúde mental

Publicado em 2/1/2023

Com a chegada de um novo ano, vem também o simbolismo da renovação, de traçar novos objetivos e estabelecer novos rumos para a nossa vida. Que tal aproveitar a época para mudar a forma que tratamos a nossa saúde mental e emocional? É o que propõe a campanha Janeiro Branco, mês da conscientização sobre a saúde mental. O CRCSP apoia a campanha e convida todos a fazerem uma reflexão sobre o tema.

A campanha Janeiro Branco foi criada em Uberlândia-MG, em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão e desde então se espalhou por diversas cidades e países, levando a mensagem do autocuidado, das relações sociais saudáveis e a importância de procurar ajuda profissional sempre que necessário. O nome da campanha faz referência à uma folha de papel em branco, na qual pode ser escrita uma nova história, mais saudável e com qualidade de vida.

Para promover cada vez mais a cultura da saúde mental, pessoas e entidades têm se unido à causa do Janeiro Branco, com a divulgação de conteúdos informativos, realização de palestras e outras ações voltadas à conscientização sobre a importância da saúde mental.

Por que é importante falar sobre saúde mental?

O ritmo corrido do dia a dia muitas vezes faz com que as pessoas deixem de ter um tempo para si mesmas e, principalmente, um momento para refletir as diversas questões que podem afetar nossa saúde mental. A negligência pode custar caro, com o aumento nos últimos anos de casos de burnout e outros distúrbios mentais e emocionais.

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) detectaram um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão no mundo em 2020. Estas estimativas apontam ainda que o Brasil é um dos países com grande prevalência de distúrbios mentais como ansiedade e depressão.

Diversos fatores pessoais e sociais refletem na saúde mental das pessoas, mas alguns cuidados básicos podem promover mais qualidade de vida. Confira o site oficial da campanha Janeiro Branco e saiba mais sobre como cultivar uma rotina mais leve e saudável.