Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, CRCSP realiza atividade especial com exposição, música e Palestra com Autoras

Publicado em 9/3/2023

Para homenagear as mulheres e levar arte, conhecimento e uma reflexão sobre a importância da mulher em todas as áreas, o CRCSP realizou em sua sede uma atividade especial em 9 de março de 2023, com a inauguração da mostra “Mulheres Keala, a Nova Expressão de Cláudia Colagrande”, nova exposição no Espaço Arte e Cultura do Conselho, a apresentação musical da cantora Joana Matera, uma edição especial da Palestra com Autoras, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e uma solenidade de entrega de carteiras, com as boas-vindas a 39 novos contadores.

O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, realizou a abertura do evento. Ele destacou que as mulheres são essenciais em todos os espaços, tanto no CRCSP, como na profissão contábil e em todas as profissões e ressaltou a necessidade de que elas sejam cada vez mais valorizadas. “O respeito e a valorização da mulher deve ser todo dia”, declarou Maion.

Na sequência, a subcoordenadora de Arte e Cultura da Comissão ASG, Eliane Aparecida Maia, realizou a apresentação de Cláudia Colagrande, autora da exposição de artes plásticas em exibição no Espaço Arte e Cultura e na galeria de arte virtual do CRCSP.

Cláudia falou brevemente sobre suas obras, que integram uma série com mais de 600 quadros, e sua inspiração, que surgiu após a superação de um câncer no cérebro, há três anos. Compostas por representações de mulheres que trazem um olhar sobre as diversas manifestações da figura feminina, as obras de Cláudia Colagrande, segundo a artista, buscam refletir a beleza da imperfeição humana, com sua individualidade e pluralidade pessoal.

Cláudia revelou que a palavra “keala” tem origem no idioma havaiano e que, dentre os vários significados que possui, o que a inspirou foi o de “beleza na sabedoria”: “Cada um desses quadros é uma faceta do universo. Cada um é belo em sua imperfeição, como uma expressão livre, onde cada pessoa pode se reconhecer ou visualizar aquilo que sua alma expressa”, destacou a artista plástica.

Após a fala de Cláudia Colagrande, a conselheira Eliane Maia convidou ao palco o colaborador do Núcleo de Arte e Cultura da Comissão ASG Claudio Portioli, para fazer a introdução da apresentação musical. A cantora lírica Joana Matera, acompanhada pelo pianista Diego Melo, apresentou a seguir o show “Versos Femininos, do clássico ao popular” e encantou o público com um repertório compostos por músicas de mulheres que são grandes expoentes da música erudita e popular mundial.

Encerrando a apresentação musical, o presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH) e colaborador do Núcleo de Arte e Cultura da Comissão ASG, Emanuel Von Lauenstein Massarani, e os integrantes da Comissão Paulo Takao Takamura e Vera Lúcia Vada, acompanhados da subcoordenadora Eliane Maia, entregaram certificados de mérito a Cláudia Colagrande, Joana Matera e Carlos Mello, como agradecimento por compartilharem sua arte com os profissionais da contabilidade.

Palestra com Autoras

Para dar início à segunda parte do evento especial em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Flávia Augusto, apresentou dados sobre a presença feminina na área contábil e destacou a importância da igualdade de gênero na sociedade.

“Somos hoje 43% de todos os profissionais contábeis registrados no país, mas a busca por igualdade não pode parar por aí. Somos importantes, somos fortes e essenciais, tanto na área contábil como em toda a sociedade”, lembrou Flávia, que convidou ao palco a coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Rosângela Maria da Costa Menezes, e a vice-coordenadora, Lilian Ricci Ghizzi, para coordenarem o painel “Evolução da Profissão, Sustentabilidade e Essência dos Pronunciamentos Contábeis”.

O painel foi apresentado pela acadêmica da Academia Paulista de Contabilidade (APC) Angela Zechinelli Alonso e pela conselheira do CRCSP Alessandra Gouveia Pires, coautoras do livro Pronunciamentos Contábeis Aplicados aos Negócios, pelas especialistas Gisleise Nogueira de Aguiar e Luciana Gavazzi Barragan e pela diretora de Administração e Finanças do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Viviene de Paula Rosa Alves Bauer.

Em um clima leve e descontraído, as debatedoras falaram sobre as perspectivas para a profissão contábil e para o ambiente de negócios nos próximos anos, sobre a importância da sustentabilidade como parte da política das empresas e sobre como o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) tem tratados estes temas nos pronunciamentos emitidos e na convergência dos padrões internacionais de contabilidade.

Ao final da atividade, o presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, presenteou os participantes do painel com um exemplar do livro Pronunciamentos Contábeis Aplicados aos Negóciose foi realizada uma sessão de autógrafos especial com as autoras.

Confira a exposição e a apresentação musical

As exposições e apresentações artísticas no CRCSP são promovidas pelo Núcleo de Ação Cultural e Arte da Comissão ASG, com apoio das outras Comissões do CRCSP e do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH). As atividades culturais têm como objetivo aproximar os profissionais da contabilidade do Conselho.

A mostra “Mulheres Keala, a nova expressão” permanecerá em exibição no Espaço Arte e Cultura do Conselho, até 14 de abril de 2023. A visitação presencial poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. O Espaço Arte e Cultura está localizado na Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis – São Paulo-SP.

A exposição e a apresentação musical também podem ser conferidas na galeria virtual de arte, no portal do CRCSP.

Mostre seu Talento

Pessoas que se dedicam, profissionalmente ou amadora, a algum tipo de expressão artística podem se inscrever para participar das apresentações culturais do CRCSP, basta se inscrever na campanha “Mostre seu Talento”, que convida artistas a se apresentarem nas atividades do CRCSP.

As inscrições para a campanha “Mostre seu Talento” estão abertas e podem ser feitas no portal do CRCSP.