Contador brasileiro José Luiz Ribeiro de Carvalho é empossado novo presidente do Glenif em solenidade na sede do CRCSP

Publicado em 14/3/2023

Solenidade de posse ocorreu na abertura do Seminário Internacional Glenif, com a presença dos presidentes do CRCSP, do CFC e representantes de entidades nacionais e internacionais

Ocorreu em 13 de março de 2023, na sede do CRCSP, a cerimônia de posse da nova diretoria do Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (GLENIF). O contador brasileiro e conselheiro do CRCSP José Luiz Ribeiro de Carvalho foi empossado presidente da entidade para a gestão 2022-2024 em solenidade realizada na abertura do Seminário Internacional Glenif, com transmissão ao vivo para toda a América Latina.

Os presidentes do CRCSP, José Aparecido Maion, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, e do Conselho de Administração do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, e o presidente do Glenif na gestão 2019-2022, Jorge José Gil, realizaram a abertura da cerimônia e destacaram a importância da entidade na difusão das normas internacionais de contabilidade na América Latina e na promoção da integração e colaboração entre os países da região.

“Eu conheci o José Luiz Ribeiro de Carvalho quando ele assumiu a Presidência do Ibracon – 5ª Seção Regional, na gestão 2006-2008, e pude aprender muito com ele no Ibracon, aqui no CRCSP e em grupos de trabalho no CFC. Ele é alguém extremamente comprometido com a profissão contábil e irá dar grandes contribuições à Contabilidade da América Latina”, destacou Maion.

“O Glenif realiza um trabalho fundamental na integração entre os países da América Latina”, ressaltou Sant’Anna, que falou sobre a necessidade de os países da região discutirem em conjunto as questões relativas às normas internacionais da contabilidade.

“Para atingirmos o patamar de integração que temos hoje, tivemos que superar muitos obstáculos e José Luiz Ribeiro de Carvalho é um profundo conhecedor deste trabalho desenvolvido pelo Glenif, pois fez parte desta história”, revelou Jorge José Gil sobre seu sucessor.

O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, também ressaltou o relevante papel desempenhado pelo Glenif na convergência das normas brasileiras de diversos países americanos aos padrões internacionais de contabilidade: “a atuação do Glenif junto a Governos, órgãos reguladores e às principais entidades contábeis do mundo é de grande contribuição para o aprimoramento contínuo da Contabilidade”.

Após seu discurso, Aécio empossou oficialmente José Luiz Ribeiro de Carvalho, com a concessão do certificado de posse.

Em seu discurso de posse, José Luiz Ribeiro de Carvalho ressaltou o excelente trabalho desempenhado pelas gestões anteriores e agradeceu à participação dos membros da diretoria do Glenif na discussão dos principais temas contábeis.

“O Glenif atua como um colegiado e eu sou muito feliz de fazer parte de um diretório tão atuante pela profissão. Espero manter o alto nível dos trabalhos desenvolvidos pelos presidentes e diretorias anteriores”, declarou o novo presidente da entidade.

Seminário Internacional Glenif

Após a posse da nova diretoria, teve início a programação técnica do Seminário Internacional Glenif. O presidente José Luiz Ribeiro de Carvalho realizou a coordenação dos painéis técnicos.

Os presidentes das gestões anteriores do Glenif Jorge José Gil (gestões 2013-2015 e 2019-2022), Eduardo Pocetti (gestão 2017-2019), Felipe Pérez Cervantes (2015-2017) e Juarez Domingues Carneiro (2011-2013) e o membro do Conselho Assessor do Glenif Amaro Gomes apresentaram o painel “12 Anos de História do Glenif”, com informações sobre a constituição da entidade e sua atuação para a integração e colaboração entre os países da América Latina em temas contábeis e financeiros.

O painel “Agenda IASB e a Importância da Emissão de Normas para o Fortalecimento do Clima de Negócios na América Latina” foi apresentado pelo membro do Conselho da Fundação IFRS Tadeu Cendon, com a participação do vice-presidente do Glenif, Jimmy Jay Bolaños Tarrá, dos diretores Angel Roberto Salazar Frisancho, Elsa Beatriz Garcia Bojorges, Hernán Pablo Casinelli, Norelly Pinto Vargas e Winston Fernandes.

O líder de Mercado Sênior Íbero-América da Fundação IFRS, Arturo Rodriguez, a coordenadora do Comitê Permanente de Sustentabilidade do Glenif, Laura Acifonte, e a integrante do Sustainability Standards Advisory Forum da Fundação IFRS Rocio Canal Garrido apresentaram o painel “O Desenvolvimento da Narrativa de Sustentabilidade Financeira e a Participação do Glenif”.

Ao final do Seminário Internacional, José Luiz Ribeiro de Carvalho apresentou o Plano de Trabalho do Glenif para a gestão 2023-2024, com as diretrizes que a entidade adotará e os projetos da entidade para os próximos anos.

Entre os representantes de entidades presentes no Seminário Internacional Glenif, estiveram os vice-presidentes do CRCSP de Administração e Finanças, João Carlos Castilho Garcia, de Fiscalização, Ética e Disciplina, Marcelo Roberto Monello, e de Desenvolvimento Profissional, Flávia Augusto, os vice-presidentes do CFC de Desenvolvimento Profissional, José Donizete Valentina, e Técnica, Ana Tércia Lopes Rodrigues, os presidentes da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Telma Tibério Gouveia, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Claudinei Tonon, do Ibracon – 5ª Seção Regional, Marco Antonio de Carvalho Fabbri, e do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo, a acadêmica da Academia Paulista de Contabilidade (APC) Angela Zechinelli Alonso, conselheiros do CRCSP e representantes de entidades contábeis a nível estadual, nacional e internacional.