Internacional: IASB conclui projeto para melhorar abordagem de desenvolvimento de requisitos de Divulgação para Normas Contábeis IFRS

Publicado em 14/3/2023

International Accounting Standards Board (IASB, na sigla em inglês) concluiu, nesta quarta-feira (8), o projeto de aprimoramento de abordagem para desenvolver e redigir requisitos de Divulgação. A abordagem aprimorada foi projetada para ajudar o IASB a desenvolver normas contábeis que permitam às empresas fazer melhores julgamentos sobre quais informações são relevantes e devem ser divulgadas, fornecendo, assim, informações mais úteis aos investidores.

A abordagem aprimorada é resumida na orientação que o IASB publicou, juntamente a um resumo do projeto e uma declaração de feedback, como parte do projeto de revisão de Divulgações no nível de padrões direcionados do IASB.

A abordagem aprimorada abrange o envolvimento com os investidores para entender suas necessidades de informação; requisitos de divulgação juntamente a requisitos de reconhecimento e mensuração; implicações de novos requisitos de divulgação para relatórios por meios digitais; objetivos gerais e específicos que descrevam e expliquem as necessidades de informação dos investidores; e apoio a objetivos específicos, exigindo que as empresas divulguem itens de informação que satisfaçam às demandas.

O IASB pretende usar essa abordagem para desenvolver requisitos de divulgação.

O resumo e o feedback do projeto fornecem uma visão geral da revisão do nível pretendido para as normas sobre Divulgação, sintetizam o feedback da minuta de exposição dos requisitos de divulgação nas normas IFRS – Uma Abordagem Piloto – e definem a resposta do IASB a esse feedback.

A revisão do nível pretendido para as normas é um dos vários projetos da iniciativa de Divulgação projetados para melhorar as divulgações nas demonstrações financeiras. Apenas um projeto de iniciativa de Divulgação permanece: Subsidiárias sem Responsabilidade Pública.

Saiba mais aqui.

Fonte: site da Fundação IFRS.