CFC realizará pesquisa sobre o atual perfil profissional da contabilidade nos próximos dias

Publicado em 17/3/2023

O questionário será realizado via chamada telefônica, com contadores e população em geral, nos 26 estados e no Distrito Federal

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da empresa Comtexto Informação Estratégica, irá realizar uma pesquisa sobre a imagem e atuação do CFC junto aos profissionais da contabilidade e da população em geral, além disso será possível verificar qual é o atual perfil do profissional contábil. A pesquisa está prevista para iniciar nos próximos dias.

Atualmente, o CFC conta com mais de 526 mil profissionais registrados e a pesquisa utilizará de um sistema técnico e científico que será capaz de apurar e interpretar as visões dos diversos públicos que são impactados pelo Conselho.

O contato para coleta de dados será realizado via chamada telefônica, em que o profissional da contabilidade entrevistado responderá um questionário estruturado com 35 questões abertas e fechadas, que incluem dados socioeconômicos. A pesquisa será realizada nos 26 estados e no Distrito Federal (DF), observando o cadastro fornecido pelo CFC para que a empresa responsável pela apuração respeite todas as práticas no que diz respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A pesquisa também será realizada com a população em geral, em que seguirá os dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de cada região do país.

Atenção! Em nenhum momento será solicitado dados de instituições bancárias, nem senhas pessoais. Apesar desse mapeamento ser de suma importância para os trabalhos que serão desenvolvidos futuramente pelo CFC, o entrevistado não será, em hipótese alguma, obrigado a responder o questionário.

Não deixe de participar, qualquer dúvida entre em contato com a ouvidoria do CFC.

Fonte: CFC – Sheylla Alves.