Contabilidade externa: confira a importância da validação de dados para um negócio

Publicado em 23/3/2023

As análises auxiliam as empresas a atingirem seus objetivos financeiros, por meio de uma administração precisa de recursos que dá previsibilidade financeira de curto, médio e longo prazo.

A contabilidade vem assumindo cada vez mais um papel estratégico no desenvolvimento e crescimento das empresas.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em novembro de 2022, com 166 entrevistados, mediu o grau de satisfação dos empresários em relação aos trabalhos realizados pelos profissionais da contabilidade.

O índice é calculado pela média aritmética dos resultados apurados nas questões, com as respostas observando uma escala em que 1 significa “muito ruim” e 5 significa “muito bom”.

O levantamento mostra que o grau de satisfação chegou a 86,39% em relação à questão “como o serviço prestado pelo contador ajudou na tomada de boas decisões para que o seu negócio evoluísse?”. O índice também é elevado, de 86,51%, quando se trata do trabalho do profissional da contabilidade estar auxiliando para alavancar a gestão financeira do negócio.

Embora o contador tenha o seu trabalho avaliado de forma positiva, o tamanho do mercado de profissionais externos às empresas pode levantar questões sobre todos os desafios da terceirização do serviço.

Afinal, de acordo com o CFC, são mais de 526 mil contadores e 84 mil organizações de contabilidade de diversos portes atuando no Brasil. Dessa forma, uma empresa de contabilidade terceirizada é uma parceira essencial para muitas empresas, portanto um trabalho conjunto eficiente é essencial.

Para um bom acompanhamento da saúde financeira da empresa, é necessário gerar e analisar os demonstrativos financeiros ou contábeis (DRE, Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial), o que, em geral, significa lidar com a complexidade desses relatórios, que demandam muito esforço braçal devido a todos os cálculos que estão espalhados em planilhas.

A saída é utilizar, então, plataformas de gestão financeira que automatizam processos feitos manualmente e permitem fechamentos mais rápidos e confiáveis, economizando tempo e que o contador já tenha experiência no usoO uso dessas ferramentas vem, de fato, se intensificando nas empresas, mas também exige cuidados.

Entre os principais motivos para isso estão: erros em cálculos (recolhimento de impostos, emissões de declarações corretivas); falta de organização de arquivos, como uso excessivo de planilhas; erros em emissões de notas fiscais; classificações erradas e contas contábeis novas.

Por isso, assim como qualquer prestação de serviço, o trabalho da contabilidade externa também deve ser avaliado rigorosamente para manter os padrões de envio de dados. Em outras palavras, os gestores devem sempre auditar os resultados. Ao optar por uma plataforma digital, a empresa consegue, por exemplo, validar o balancete e livro razão enviados pela contabilidade.

Outro benefício trazido por essas ferramentas é a elaboração de demonstrações gerenciais necessárias para as análises que auxiliam as empresas a atingirem seus objetivos financeiros, por meio de uma administração precisa de recursos que dá previsibilidade financeira de curto, médio e longo prazo. O serviço contábil atrelado às ferramentas pode trazer ganhos enormes aos empresários.

Em resumo, entre as principais funcionalidades estão: automatização de demonstrações financeiras; análise de inconsistências; planejamento/modelagem de cenários e riscos; consolidação contábil; reportes financeiros; revisão de dados e criação de dashboards de monitoramentos dos indicadores-chave da empresa.

A importância de validar os dados contábeis enviados pela contabilidade terceirizada pode gerar mais clareza sobre a realidade financeira de uma empresa e maximizar o retorno investido no serviço.

Com informações do Suno Notícias.

Fonte: Portal Contábeis.