CRCSP e Sindcont-SP realizam palestra presencial e online sobre IRPF e Declaração de Bens e Direitos no Exterior

Publicado em 30/3/2023

Os profissionais da contabilidade participaram, em 30 de março de 2023, de uma palestra promovida pelo CRCSP e pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), na sede do Conselho, com o tema “Imposto de Renda Pessoa Física – Declaração de Bens e Direitos no Exterior – Banco Central”. A atividade foi realizada presencialmente no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do Conselho, com transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube.

Os presidentes do CRCSP, José Aparecido Maion, e do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Claudinei Tonon, fizeram a abertura do painel e falaram sobre a importância deste período.

“Além da parte legal e técnica, que será abordada na atividade, há também um aspecto social do período de entrega do Imposto de Renda que é a destinação solidária. Os contribuintes que optam pelo modelo completo podem destinar parte do valor devido ou a restituir as Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Pessoa Idosa”, ressaltou Maion.

Tonon reforçou ainda a qualidade das declarações elaboradas por profissionais da contabilidade. “Nós estimamos risco zero na entrega de declarações feitas por profissionais da contabilidade, pois somos especialistas neste tema e podemos dar segurança e confiança às declarações de nossos clientes”, revelou o presidente do Sindcont-SP.

A seguir, os especialistas Antônio Carlos Bordin, Clóvis Rodrigues de Abreu e Ricardo Oliveira de Jesus iniciaram a explanação do tema, com orientações importantes para os profissionais da contabilidade e para os contribuintes de forma geral sobre as entregas da declaração de ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física e sobre a Declaração ao Banco Central sobre Bens e Direitos no Exterior. Os conselheiros do CRCSP Alessandra Gouveia Pires e Luiz Cláudio da Costa fizeram a apresentação dos palestrantes e coordenaram o painel.

Ao final da apresentação, Antônio Carlos Bordin, Clóvis Rodrigues de Abreu e Ricardo Oliveira de Jesus apresentaram o painel “Especialistas Respondem: Tudo sobre o Imposto de Renda” e tiraram dúvidas do público sobre o tema.