Destinação do Bem: você pode ajudar projetos sociais com sua Declaração do Imposto de Renda

Publicado em 31/3/2023

Até 31 de maio, quase 40 milhões de contribuintes deverão entregar ao Fisco a declaração de ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Além de uma obrigação legal, este período também constitui uma oportunidade para ajudar projetos sociais de seu próprio município, com a Destinação do Bem, que é o direcionamento de parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa.

Até o último dia de entrega da declaração podem ser destinados até 3% do valor devido ou do valor a ser restituído para ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e outros 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A opção pela destinação pode ser feita na própria declaração e o valor retorna ao contribuinte, sendo abatida do valor devido ou acrescida da restituição a receber.

Apesar de a destinação ser uma forma rápida, fácil e sem qualquer ônus para o contribuinte de ajudar projetos sociais de sua cidade, estimativas da Receita Federal apontam que apenas 3% dos contribuintes realizam este exercício de cidadania. Neste cenário, o profissional da contabilidade pode fazer a diferença e orientar seus clientes sobre esta possibilidade.

Para levar informações aos profissionais contábeis e auxiliar os contribuintes a realizar a Destinação do Bem, o CRCSP, através da Subcoordenadoria de Desenvolvimento Social da Comissão ASG e das Comissões CRCSP Mulher e Jovem, publicou uma cartilha com o passo a passo da destinação e respostas para as principais dúvidas sobre o tema. O material está disponível gratuitamente no portal do CRCSP.

A subcoordenadora de Desenvolvimento Social da Comissão ASG, Marilene de Paula Martins Leite, explica que a Cartilha Destinação do Bem vem para auxiliar e demonstrar àqueles que vão realizá-la pela primeira vez que a prática não traz qualquer risco. Ela também reforça o papel do profissional da contabilidade nesta corrente de solidariedade. “Nós, profissionais da contabilidade, somos os mais capacitados para orientar nossos clientes sobre esta possibilidade de apoiar projetos sociais em sua cidade”, destaca Marilene.

Para o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, essa iniciativa reforça o compromisso da entidade com as ações sociais dos munícipios, e com o contribuinte, que muitas vezes não tem conhecimento sobre essa prática. “A destinação do bem é um ato de amor para o próximo e está aberta para pessoas físicas e empresas. Estamos trabalhando com afinco para promover essas doações com o objetivo de ajudar a construir um mundo melhor. Procure um profissional da contabilidade para auxiliar e verá que mesmo com pouco, podemos fazer muito”, afirma.

Veja o vídeo da campanha clicando aqui.