Santo André será a primeira cidade a receber a campanha Contabilidade é Prerrogativa Legal em 2023

Publicado em 6/4/2023

Após o sucesso das edições realizadas em 2022, a campanha Contabilidade é Prerrogativa Legal voltará com tudo este ano. A primeira cidade a receber a campanha será Santo André, em 26 de abril de 2023, com ações especiais de fiscalização em toda a região do ABCD.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Marcelo Roberto Monello, estará na Câmara Municipal de Santo André no dia 26, das 14h às 16h, acompanhado por integrantes da equipe de fiscalização do Conselho, para um bate-papo sobre as prerrogativas dos profissionais contábeis e sobre a atuação do CRCSP para combater o exercício ilegal da atividade contábil por pessoas não habilitadas (leigos).

Todos os profissionais e empresários contábeis dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra estão convidados a participar do bate-papo com o vice-presidente Monello e a equipe de Fiscalização do CRCSP, na qual serão apresentados os resultados, metas e novos projetos da área e discutidos assuntos relevantes para a profissão contábil.

Após o encontro, serão realizadas ações especiais de fiscalização de 2 a 5 de maio, nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra para combater o exercício ilegal da contabilidade por não habilitados e garantir as prerrogativas exclusivas dos profissionais contábeis.

Segundo o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, a fiscalização é uma medida protetiva, tanto para os profissionais como para a sociedade. Monello explica também que o Conselho realiza um intenso trabalho de inteligência e cruzamento de dados, mas reforça a importância das ações fiscalizatórias presenciais.

"O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades econômicas. Regularizar o trabalho destes profissionais é também uma forma de contribuir com transparência para a sociedade com princípios morais sólidos", destaca Monello.

Fiscalização ativa

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo realizou em 2022 9.504 ações de fiscalização, o que resultou em 1.531 autuações, de acordo com balanço divulgado pela entidade.

Quatro convênios estabelecidos - Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e Ministério da Economia e Trabalho - permitem ao CRCSP cruzar dados de empresas e profissionais e direcionar suas ações de forma mais eficaz e assertiva. Esse trabalho de inteligência conseguiu identificar inúmeras inconsistências que resultaram em ações objetivas no sentido de otimizar os recursos para esse fim.

São Paulo é o estado com o maior número de profissionais da contabilidade registrados: mais de 153 mil, número que corresponde a 29% do total de 526 mil profissionais brasileiros. A maioria das organizações contábeis do país também se concentra no Estado de São Paulo. São 24 mil, ou 29%, das mais de 84 mil empresas em todo o Brasil.