Profissionais da contabilidade recebem homenagem da Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em 14/4/2023

O Dia do Profissional da Contabilidade do Estado de São Paulo é comemorado em 25 de abril, mas uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, em 13 de abril de 2023, prestou uma homenagem aos profissionais paulistas.

Autora da homenagem, a vereadora e presidente da sessão, Edir Sales (PSD), declarou aberta a solenidade e, em seguida, a Banda da Guarda Civil Metropolitana executou com maestria o Hino Nacional Brasileiro.

“Há 13 anos, nós da Câmara Municipal de São Paulo, prestamos esta merecida homenagem aos profissionais da contabilidade”, disse a vereadora que, todos os anos, propõe celebrar a data maior da Contabilidade. “Hoje, estamos aqui para comemorar as vitórias destes profissionais que são fundamentais para as empresas e os governos. Por isso, na Câmara Municipal estamos elaborando projetos em defesa dos profissionais da contabilidade. Eles merecem, pois, com seu trabalho com transparência, protegem os empreendedores”, finalizou a vereadora.

Homenagem

Após ter saudado os profissionais da contabilidade, a vereadora Edir entregou um Diploma de Mérito para os representantes das Entidades Contábeis: o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion; o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade Valmir Leôncio da Silva, que representou o presidente Aécio Prado Dantas Júnior; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Carlos Alberto Baptistão; o vice-presidente de Relações Intersindicais da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Cláudio Aníbal Cleto, representando a presidente Telma Tibério Gouveia; o presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), José Vanderlei Masson dos Santos; o presidente do Instituto de Auditoria Independente (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Claudinei Tonon; o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e o vice-presidente de Administração e Finanças da Associação Nacional dos Executivos (Anefac), Márcio Silva, representando o presidente da Regional São Paulo, Carlos Aragaki.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Claudinei Tonon, saudou os presentes em nome das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo. Ele lembrou que foi o senador João Lira que, em 1926, propôs a criação do dia que homenageia os profissionais da contabilidade. “Os profissionais da contabilidade são indispensáveis para os empreendedores assim como a chuva é necessária para as plantas”, disse Tonon. O presidente do Sindcont-SP concluiu: “Essa é a nossa missão: fazer com que as empresa estejam bem enraizadas nos seus fundamentos contábeis considerando os seus limites financeiros para que possam enfrentar as estiagens e até mesmos as tempestades do mundo corporativo”.

Ano especial

Convidado a discursar, o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, agradeceu a vereadora Edir Sales pela homenagem e disse que representava com muita honra os 153 mil profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo. “No Brasil, somos 524 mil profissionais da contabilidade de todos os gêneros trabalhando na iniciativa privada, na esfera pública e no terceiro setor”, disse Maion.

“Este é um ano especial, em que a união das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo possibilitou nossa participação na discussão e elaboração de propostas para o grande debate nacional de hoje, que é a reforma tributária. Também lutamos pela simplificação e desburocratização dos procedimentos e em favor do empreendedorismo”, afirmou Maion.

“Levantamos a bandeira de temas importantes como ASG – ambiental, social e governança, gestão de qualidade, transparência e integridade. Neste dia em que homenageamos os profissionais da contabilidade, podemos dizer sem medo que o nosso conhecimento, a nossa expertise sempre estarão a serviço dos empreendimentos e da sociedade”, reafirmou o presidente Maion.

Ao encerrar suas palavras, Maion disse: “Somos gratos a todos que contribuíram no passado e àqueles que continuam a contribuir com a evolução da nossa profissão. Parafraseando João de Lyra Tavares: “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, porque 25 de abril é de fato o dia do profissional da contabilidade!”

Presenças ilustres

Prestigiaram com suas presença a homenagem prestada pela Câmara Municipal de São Paulo os vice-presidentes do CRCSP João Carlos Castilho Garcia (Administração e Finanças), Marcelo Roberto Monello (Fiscalização, Ética e Disciplina), Flávia Augusto (Desenvolvimento Profissional) e Daisy Christine Hette Eastwood (Registro). Também estavam presentes o diretor Executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo, o presidente do Conselho de Administração do Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Francisco Antônio Maldonado Sant’Anna, o ex-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Walter Ihoshi, conselheiros, delegados representantes e funcionários do CRCSP.