Reunião plenária: classe contábil se prepara para o lançamento da Frente Parlamentar da Contabilidade

Publicado em 14/4/2023

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, em 13 de abril de 2023, sua 1.096ª Reunião Plenária Ordinária. Na pauta, constaram sete itens de interesse da classe contábil. O destaque foi o anúncio feito pelo vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, de que já há o número suficiente de assinaturas para a criação da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira.

“Em 28 dias, por meio de um trabalho coletivo, nós conseguimos conquistar a quantidade de assinaturas necessárias para a criação da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira. Uma conquista em tempo recorde! Muitos levam quase um ano para fechar as assinaturas de criação de uma Frente e nós conseguimos em apenas 28 dias”, enfatizou o vice-presidente Manoel.

Na oportunidade, ele demonstrou como estão divididas as assinaturas. No total já são 201, mas o trabalho ainda não acabou. “Hoje mesmo iremos para o Congresso na tentativa de angariar mais assinaturas. Foram até agora 189 assinaturas de deputados e já temos 12 de senadores. Realmente foi um trabalho coeso e de equipe, em que demonstramos a força e a união da classe contábil brasileira”, finalizou.

Os conselheiros também aprovaram o acordo de cooperação técnica entre o CFC e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O objetivo da parceria é contribuir com a redução do número de pessoas que integram a base do Cadastro Único (CadÚnico), por meio de um sistema de inclusão socioeconômica e redução da pobreza e, desta forma, alavancar a geração de empregos e impulsionar a criação de negócios voltados para a população brasileira de baixa renda.

Outros pontos também estiveram em destaque, como a campanha Destinar. Para o presidente do CFC, Aécio Dantas, o eixo da campanha não é somente a destinação.“Em primeiro lugar, temos que regularizar os fundos. Nós atuaremos de forma a auxiliar as prefeituras nessa regularização, pois, se não houver fundo regular, não poderemos realizar a destinação. Depois, temos que promover uma campanha de conscientização, e essa será uma atuação permanente. Em um terceiro momento, nós teremos que auxiliar as entidades na elaboração de projetos para que a destinação tenha finalidade e, por último, temos a prestação de contas, a transparência e a auditoria, para que assim possamos fechar esse processo”, explicou Aécio.

Para saber mais sobre a campanha Destinar, clique aqui.

Durante a reunião, foi lançada a Cartilha de Combate e Prevenção contra o Assédio Moral, o Assédio Sexual e Discriminação no ambiente de trabalho do CFC. O material oferece informações imprescindíveis para que sejam colocadas em prática todas as ações de prevenção e combate ao assédio, além de fomentar a conscientização sobre o tema. O trabalho foi desenvolvido pela Comissão de Integridade, Gestão da Governança e Compliance do CFC.

Por fim, o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, agradeceu a presença de cada presidente dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e dos conselheiros do CFC. Ao todo, 60 pessoas participaram da plenária, realizada em formato híbrido, no auditório do Conselho em Brasília.

Fonte: Comunicação CFC - Deividi Lira e Sheylla Alves.