CFC lança cartilha para combate de assédio e discriminações no ambiente de trabalho

Publicado em 18/4/2023

O Conselho Federal de Contabilidade lançou, nesta quinta-feira (13), a “Cartilha de combate e prevenção contra assédio moral, assédio sexual e discriminação no ambiente de trabalho”. O fato ocorreu durante a 1.096ª reunião plenária, coordenada pelo presidente da autarquia, Aécio Dantas.

O documento tem como objetivo promover uma maior conscientização sobre os temas a fim de prevenir e coibir práticas relacionadas aos variados tipos de assédios e discriminações. Os públicos-alvo são o corpo funcional e os conselheiros do Conselho, no entanto o arquivo também será disponibilizado para toda a sociedade, no do site da instituição.

Durante o lançamento, Dantas destacou que muitas vezes, as vítimas de assédio e discriminação não se sentem confortáveis em denunciar seus agressores, seja por medo de retaliações ou receio de que não sejam levadas a sério.

“Foi pensando no bem-estar do nosso time e no cumprimento da nossa missão, visão e valores, que temos trabalhado, de forma intensiva, em ações que possam garantir a integridade dos nossos funcionários. Se você é vítima de assédio ou discriminação, denuncie! Temos canais e pessoas preparados para te ajudar”, afirmou o presidente.

A cartilha é interativa e permite ao leitor navegar de forma fácil pelos cinco eixos temáticos, que são: Assédio moral; Assédio sexual; Discriminação no ambiente de trabalho; Violência contra a Mulher; e CFC contra o assédio e discriminação. Ela foi desenvolvida pela Comissão de Integridade, Gestão da Governança e Compliance do CFC junto às áreas de Ouvidoria, Departamento de Pessoal (Depes) e Departamento de Gestão de Pessoas (Degep).

A diretora-executiva do CFC, Elys Tevânia, comemorou o fato e explica que a ação está ligada ao Pacto Global das Nações Unidas, cujo CFC é uma das organizações membro. A criação da cartilha está ligada ao menos a cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo o principal o Objetivo 8 que visa promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.

“Nós apoiamos os princípios do Pacto nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, assim como o cumprimento da agenda global de sustentabilidade. Para nós é muito importante termos um ambiente seguro e acolhedor, além de uma cultura de respeito para todos”, frisa Elys.

A organizadora do conteúdo e membro das Comissões; e de Integridade do CFC, Vanessa Motta, destacou que a criação da cartilha também atende a um pedido dos funcionários sobre a abordagem do tema. “Vemos essa ação como algo de suma importância para a manutenção de um ambiente saudável no CFC. Estamos sempre preocupados com o bem-estar dos empregados e acreditamos que esse material servirá tanto para a vida laboral e quanto para a pessoal de cada leitor”, finalizou.

Para visualizar a cartilha, clique aqui.

Saiba como fazer uma denúncia

O CFC, além de viabilizar um canal de denúncias anônimas por meio da Ouvidoria do CFC, também disponibiliza e incentiva que as vítimas busquem ajuda junto à Comissão de Conduta e ao Departamento de Gestão de Pessoas, bem como, de seus gestores imediatos.

Para a sociedade, é possível fazer denúncias por meio do Disk Direitos Humanos no número 180; pelo canal do Ministério Público do Trabalho (peticionamento.prt10.mpt.mp.br/denuncia), e em delegacias.

Fonte: CFC – Ingrid Castilho.