CRCSP participa do II Fórum Nacional de Fiscalização pelos Conselhos

Publicado em 18/4/2023

Com o objetivo de divulgar cautelas para afastar riscos de responsabilização dos agentes, com destaque para a gestão de ética e aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da Lei Anticorrupção, começou, em 18 de abril de 2023, o II Fórum Nacional de Fiscalização pelos Conselhos de Classe Profissional.

O evento é presencial e acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril, em Curitiba-PR. O CRCSP está representado pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Marcelo Roberto Monello, a conselheira Rosângela Maria da Costa, o diretor Executivo, Claudio Rafael Bifi e os fiscais Adair José Gomes de Souza, André do Nascimento, Benedito Pinto da Cruz Neto, João Carlos Zipolli e Jorge Tenreiro Pires Madeira.

Participam do II Fórum agentes públicos responsáveis, direta ou indiretamente, pela fiscalização da atividade profissional, bem como os gestores de pessoas, que são responsáveis por orientar, apurar e eventualmente punir a atuação em desconformidade com o ordenamento jurídico.

Para o vice-presidente Monello, participar de um evento que reforce o papel dos Conselhos de classe de fiscalizar o exercício da profissão é fundamental, “pois assegura que a prestação dos serviços realizado de modo correto e ético é um bem para a sociedade”.

Contabilidade é Prerrogativa Legal

Monello também lembrou que o CRCSP realiza a campanha Contabilidade é Prerrogativa Legal em todo o Estado de São Paulo, com palestras e fiscalizações para conscientizar profissionais e empresários da importância do trabalho realizado por profissionais regularmente registrados em CRC.

"O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades econômicas. Regularizar o trabalho destes profissionais é também uma forma de contribuir com transparência para a sociedade com princípios morais sólidos", destaca Monello.