CRCSP celebra seus 70 com homenagens e lançamento do livro “Casa do Profissional da Contabilidade – Os 70 Anos do CRCSP”

Publicado em 12/12/2016

Em 12 de dezembro de 2016, o CRCSP realizou uma sessão solene para celebrar os 70 anos de sua fundação, completos em 14 de dezembro deste ano. A cerimônia foi realizada no Teatro Professor Hilário Franco e contou com homenagens e com o lançamento do livro Casa do Profissional da Contabilidade – Os 70 Anos do CRCSP.

A abertura da solenidade foi realizada pelo presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo. Ele compôs a mesa diretora da solenidade ao lado do presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Jair Gomes de Araújo, do presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC) e vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Irineu De Mula, dos deputados estaduais Célia Leão (PSDB) e Itamar Borges (PMDB), da vereadora Edir Sales (PSD), da coordenadora da Comissão de Desenvolvimento Científico do CRCSP, Maria Thereza Pompa Antunes, e do professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Reinaldo Guerreiro.

Jair Gomes de Araújo discursou em nome das Entidades Congraçadas de São Paulo e destacou a relevância da atuação delas nestes 70 anos de regulamentação da profissão contábil. “Continuaremos juntos, no contínuo trabalho de lutar por uma profissão cada vez mais prestigiada e valorizada junto à sociedade”, declarou o presidente do Sindcont-SP.

As demais autoridades presentes na mesa diretora também prestaram homenagens ao Conselho pelos seus 70 anos.

“Nós, do poder público, temos o dever e a missão de prestar esta homenagem, que é um reconhecimento à importância da Contabilidade”, declarou o deputado Itamar Borges.

“É uma honra e uma alegria muito grandes participar da comemoração dos 70 anos desta casa”, ressaltou a vereadora Edir Sales, que entregou ao presidente Gildo um voto de júbilo da Câmara Municipal pelo aniversário do CRCSP.

“Estes 70 anos são dignos de todas as homenagens, pois são o resultado do trabalho árduo dos profissionais da contabilidade paulistas”, destacou a deputada Célia Leão.

Prêmio de Teses e Dissertações e Professor Notável

Na solenidade de aniversário do Conselho, foi realizada a entrega dos prêmios Professor Notável José Joaquim Boarin 2016 e de Teses e Dissertações. Os vencedores receberam diplomas de honra ao mérito, entregues pelo presidente Gildo e pelos vice-presidentes de Administração e Finanças, Marcia Ruiz Alcazar, de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Donizete Valentina, de Desenvolvimento Profissional, José Aparecido Maion, e de Registro, Neusa Prone Teixeira da Silva.

Maria Thereza Pompa Antunes falou aos presentes sobre a importância da premiação. “Esta é uma forma de reconhecer o trabalho de mestres e doutores no desenvolvimento das Ciências Contábeis. É um prazer estar ao lado daqueles que foram meus professores e presenciar esta justa homenagem”.

Na categoria dissertações, o terceiro lugar ficou com Fábio Pereira da Silva, com a dissertação “Observância Tributária – Integrando Paradigmas em Busca de mais Conformidade Fiscal”. Ele foi orientado pelo professor Reinaldo Guerreiro.

Em segundo lugar, foi premiada Renata de Souza Ferreira Medina, autora da dissertação “Determinantes para Empresas Multinacionais de Médio Porte para Adoção das IFRS Fullou da IFRS SME e a Definição de suas Políticas Contábeis”. Ela e sua orientadora, a professor Marta Cristina Pelucio Grecco, receberam o prêmio das mãos do vice-presidente Donizete.

O primeiro lugar ficou com Cíntia do Nascimento Silva, pelo trabalho “Conte Comigo! Características da Consultoria Contábil aos Pequenos Negócios”. Os vice-presidentes Maion e Neusa entregaram à vencedora e à sua orientadora, a professora Sílvia Pereira de Castro Casa Nova, o diploma de honra ao mérito.

O vencedor na categoria tese de doutorado foi Ênio Bonafé Mendonça de Souza, pela tese “Mensuração e Evidenciação Contábil do Risco Financeiro de Derivados”. Ele e seu orientador, o professor Nelson Carvalho, receberam o diploma de mérito das mãos do presidente Gildo.

Em nome dos demais premiados, o doutor Ênio agradeceu a homenagem. “É muito importante essa aproximação que o CRCSP promove entre a Academia e a vida profissional. Isto nos dá outros olhos para as reais necessidades da profissão”.

Professor Notável

O escolhido para receber o Prêmio Professor Notável José Joaquim Boarin 2016 foi o doutor Reinaldo Guerreiro. O presidente Gildo entregou a homenagem ao professor da FEA-USP.

Guerreiro destacou a importância de reconhecer os trabalhos científicos que promovam o desenvolvimento das Ciências Contábeis. “A evolução da Contabilidade se dá pela união da teoria com a prática. Eu me sinto lisonjeado e considero importantíssimo este olhar do CRCSP para a Academia”, declarou.

Medalhas do mérito contábil

Também foram entregues as medalhas do mérito contábil, instituídas para prestigiar aqueles que contribuem para a projeção da profissão contábil.

O vice-presidente de Registro na gestão 2006-2009 e atual delegado regional do CRCSP em Piracicaba, José Aref Sabbagh Esteves, e o vice-presidente de Registro na gestão 2002/2003, Cloriovaldo Garcia Baptista, foram agraciados com a medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, que reconhece aqueles que têm importante atuação nas entidades da classe contábil. As medalhas foram entregues pelos quatro vice-presidentes do Conselho.

O integrante do Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standards Board– Iasb, no original, em inglês) Arthêmio Bertholini foi condecorado pelo presidente Gildo com a medalha Pedro Pedreschi, que homenageia aqueles que se destacam na profissão contábil.

Bertholini falou em nome dos homenageados e exortou os presentes a lutarem pela valorização da profissão contábil. “Estamos vivendo tempos difíceis, uma época em que a corrupção toma conta do país. A valorização da Contabilidade e da auditoria como instrumentos de governança é fundamental para mitigarmos este problema na sociedade”, lembrou o profissional.

Casa do Profissional da Contabilidade – Os 70 Anos do CRCSP

Durante a solenidade, foi realizado o lançamento do livro Casa do Profissional da Contabilidade – Os 70 Anos do CRCSP. A vice-presidente Marcia falou sobre a publicação, que conta a história do Conselho, sob o ponto de vista de personalidades que contribuíram para o seu desenvolvimento.

“É um desafio contar a história destas sete décadas de Conselho. Este livro é um presente e uma homenagem a todos os profissionais, pois realiza o necessário resgate histórico e a preservação da memória contábil”, declarou Marcia. Ela também revelou que a publicação foi feita em versão impressa e online, disponível para leitura no portal do CRCSP.

O presidente Gildo autografou um exemplar e o doou para a Biblioteca Nelson Rodrigues, do CRCSP. O livro foi recebido pelo diretor de Tecnologia e Infraestrutura, Domingos Sávio Mota.

Encerramento

O presidente do CRCSP fez o encerramento da solenidade e lembrou que o Conselho é construído diariamente por todos os profissionais da contabilidade. “Chegamos a estes 70 anos como uma classe unida, forte e sempre pronta a trabalhar para uma sociedade mais justa, ética e transparente”.

Ao final do evento, foi realizado ainda o lançamento da 25ª Convenção Regional dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon). O público assistiu ao vídeo promocional do evento, que será realizado entre os dias 9 e 11 de outubro de 2017, no centro de eventos Pro Magno, localizado na Rua Samaritá, 230, Casa Verde, em São Paulo.

Entre as autoridades presentes, prestigiaram o evento os presidentes do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Vitória Maria da Silva, do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marcello Alexandre Seemann, da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam), Silvio Lopes de Carvalho, e da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Wellington Rocha.

Também estavam presentes o diretor técnico do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Rogério Hernandez Garcia, os vice-presidentes da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva, do Sindcont-SP, Deise Pinheiro, e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior, a diretora administrativa da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Terezinha Annéia, o presidente do Sescon-SP na gestão 2014-2015, Sergio Approbato Machado Júnior, o vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4), Pedro Roberto Pereira de Souza, os ex-presidentes do CRCSP Tikara Tanaami, Victor Domingos Galloro, Luiz Antonio Balaminut, Sergio Prado de Mello, Domingos Orestes Chiomento e Claudio Avelino Mac-Knight Filippi.