Dia do Profissional da Contabilidade: temos muito a comemorar

Publicado em 27/4/2023

No dia 25 de abril comemoramos o Dia do Profissional da Contabilidade, que marca um ponto de extrema importância na história do Brasil. A data foi concebida em homenagem ao ex-senador João de Lyra Tavares, pernambucano, nascido em 1871, que foi comerciante, professor, guarda-livros, político, mas acima de tudo, contador, e que defendeu regia e energicamente o registro geral para a profissão em todo o país, o que pavimentaria o caminho para a criação do sistema que engloba o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).

João de Lyra Tavares se tornou assim o patrono dos profissionais da contabilidade. Sem sua luta, muitos avanços alcançados em prol da contabilidade pública e privada, poderiam ter sido tragicamente atrasados, prejudicando não somente os profissionais, mas também a sociedade brasileira.

Isso porque, sem o profissional da contabilidade, empresas de todos os setores, prefeituras e estados da Federação, sofreriam para manter o controle sobre recursos, planejamentos, gerenciamento e documentações financeiras. Em outras palavras, não haveria possibilidade de prestar transparência, dar clareza e aumentar a eficiência dos recursos monetários, além de garantir a qualidade e a confiabilidade do trabalho dos serviços contábeis, tanto no setor público como no privado.

Assim como grandes personalidades se esforçaram para engrandecer, transformar, inovar e consolidar a figura do profissional da contabilidade, queremos perpetuar as conquistas obtidas, somando conceitos que surgiram ao longo dos últimos anos e que ganharam força dentro e fora dos locais de trabalho, como sustentabilidade, modernidade, igualdade e inclusão, para o centro das nossas ações.

Mesmo quando alguns meios de comunicação nos trazem informações equivocadas sobre escândalos das grandes corporações e colocam a contabilidade como a responsável pela turbulência do mercado financeiro, não desanimamos. Isso nos oportuniza a explicar que a contabilidade não é a responsável pelas ações questionáveis dos gestores. Ela evidencia as informações produzidas e trazidas pelos responsáveis e mantém sua característica essencial de informar fidedignamente a situação econômica e financeira que se apresenta.

Qualquer produção de números informativos diferente dessa essência, não podemos denominar contabilidade e sim, informações falsas.

Somos gratos a todos que contribuíram no passado e àqueles que continuam a contribuir com a evolução da nossa profissão. Parabéns a todos os profissionais da contabilidade brasileiros e, parafraseando João Lyra Tavares: “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, porque 25 de abril é de fato o Dia do Profissional da Contabilidade!”

*José Aparecido Maion é presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).