CRCSP participa do 1º Encontro das Comissões de Diversidade e Inclusão de CRCs

Publicado em 27/4/2023

Ocorreu em 27 de abril de 2023 o 1º Encontro das Comissões de Diversidade e Inclusão de CRCs. O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, a vice-presidente de Registro, Daisy Christine Hette Eastwood, e os integrantes da Comissão ASG do CRCSP participaram da reunião, que teve como objetivo a troca de experiências para a criação de uma contabilidade mais inclusiva para todos.

Realizada de forma virtual, a reunião abordou o tema "Construção de um diálogo coletivo" e contou com a presença de representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Paraná (CRCPR), Bahia (CRCBA), Ceará (CRCCE), Rio Grande do Norte (CRCRN), Pará (CRCPA) e Rio Grande do Sul (CRCRS).

Representando a Comissão ASG do CRCSP, estiveram presentes o coordenador José Luiz Ribeiro de Carvalho, os subcoordenadores Marilene de Paula Martins Leite (Desenvolvimento Social), Eliane Aparecida Maia (Ação Cultural e Arte), Nayara Momesso Oliveira (Diversidade e Inclusão), William Peterson de Andrade (Ação Ambiental e Sustentabilidade) e Luiz Cláudio da Costa (Governança Corporativa) e os conselheiros e colaboradores que integram a Comissão.

O presidente Maion e a vice-presidente Daisy destacaram a importância da inclusão em todos os espaços e parabenizaram os demais CRCs pela criação de Comissões e Grupos de Trabalho dedicados à construção de ambientes de acolhimento para todas as pessoas.

A subcoordenadora de Diversidade e Inclusão da Comissão ASG, Nayara Momesso Oliveira, apresentou as ações desenvolvidas pelo CRCSP voltadas ao assunto e como o tema tem sido recebido pelo público participante das atividades do Conselho.

Os desafios na adoção de ações para promover a diversidade no ambiente corporativo, as tendências na área contábil com ações inclusivas, como a adoção do nome social e a ampliação da acessibilidade em espaços físicos e virtuais foram alguns dos temas tratados no Encontro, que contou com apresentações dos presidentes e dos coordenadores das Comissões de Diversidade e Inclusão dos CRCs participantes.