Internacional: IAASB abre consulta pública para sua norma revisada sobre continuidade operacional

Publicado em 2/5/2023

A consulta propõe revisões para melhor clarificar as responsabilidades dos auditores

No dia 26 de abirl, o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) emitiu propostas de revisões para sua atual norma, a International Standard on Auditing 570 (Revisada), Going Concern. As alterações propostas visam:

• Promover práticas e comportamentos consistentes e facilitar respostas eficazes aos riscos identificados de distorção relevante relacionados à continuidade da atividade;

• Fortalecer a avaliação do auditor sobre a continuidade da atividade, incluindo o reforço da importância, ao longo da auditoria, do exercício apropriado do ceticismo profissional; e

• Aumentar a transparência no que diz respeito às responsabilidades do auditor e ao trabalho relacionado à continuidade da empresa, quando apropriado, incluindo o fortalecimento dos requisitos de comunicação e relatórios.

Auditorias de alta qualidade apoiam o bom funcionamento dos mercados de capitais, o desempenho econômico geral e a estabilidade financeira. As incertezas em curso no ambiente econômico, as falhas corporativas em todo o mundo nos últimos anos e a turbulência mais recente no setor de serviços financeiros colocaram um holofote sobre o tema. Além disso, condições, como a guerra e a pandemia global, também aumentaram os riscos e concentraram a atenção nos desafios e questões relacionadas às responsabilidades dos auditores e ao trabalho relacionado à avaliação da administração da capacidade de uma entidade de continuar como uma empresa em andamento.

"Investidores, reguladores e outras partes interessadas pediram repetidamente procedimentos de auditoria mais robustos relacionados à continuidade da empresa e maior transparência em relação a esse trabalho no Relatório do Auditor", observou o presidente da IAASB, Tom Seidenstein. "As revisões propostas hoje são um passo nessa direção. As propostas buscam fortalecer os requisitos de continuidade de atividade, aumentando substancialmente o esforço de trabalho do auditor em relação à continuidade e fornecendo informações aprimoradas e específicas da entidade no Relatório do Auditor."

O IAASB convida todas as partes interessadas a comentarem as revisões propostas através do site do IAASB. Os comentários são solicitados até 24 de agosto de 2023.

Fonte: Comunicação IAASB.