Uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a incidência da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), tem gerado uma crise em diversas empresas brasileiras. Isto porque, em fevereiro deste ano, o STF decidiu pela cobrança retroativa do imposto desde 2007. Com isso, o impacto que a decisão do STF pode ter sobre os negócios é imenso do ponto de vista econômico, já que muitas empresas nunca chegaram a quitar o pagamento desse imposto.
Criado em 1988 e, após ser considerado inconstitucional, passando a valer a partir de 2007, o CSLL tem por objetivo o financiamento da seguridade social, que envolve: aposentadoria, benefícios previdenciários e o sistema de saúde público.
Para falar sobre o impacto desse imposto e as práticas contábeis que podem fazer a diferença em uma situação como essa, o podcast do CRCSP "Contabilidade - Essencial, Hoje, Amanhã e Sempre", entrevista o contador e advogado J. Miguel Silva; homenageado como “Homem do Ano” na área jurídica, também ocupa cadeira na Academia Paulista de Contabilidade – APC, e é sócio-diretor da Miguel Silva & Yamashita Advogados e da SABERPLAY Treinamento Profissional.
O podcast do CRCSP vai ao ar mensalmente com os principais desafios e oportunidades da área contábil. O programa está disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, RadioPublic, Pocket Casts, Breaker e no portal do CRCSP.