Posse de Maria Clara Cavalcante Bugarim como presidente do Cilea é ratificada na sede do CRCSP

Publicado em 9/5/2023

Em 8 de maio de 2023, o CRCSP sediou um momento histórico para a contabilidade brasileira no contexto internacional, com a cerimônia de posse do novo conselho diretivo do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea). A entidade, que promove a integração entre os países membros e a inserção dos países latinos em um contexto global, ratificou na cerimônia a posse da contadora brasileira Maria Clara Cavalcante Bugarim na Presidência do Cilea para a gestão 2023/2024.

Compuseram a mesa diretora da solenidade a presidente empossada do Cilea, Maria Clara Cavalcante Bugarim; os presidentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior; do CRCSP, José Aparecido Maion; do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Renato Coscodai; da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Mesquita Coêlho; do Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif), José Luiz Ribeiro de Carvalho; da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Héctor Jaime Correa; do Conselho de Administração da Federação Internacional de Contadores (Ifac), Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna; e do Cilea na gestão 2019-2022, Philippe Arraou; o diretor do Ifac, Manuel Arias; e a diretora de Desenvolvimento Operacional da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Marcia Ruiz Alcazar.

Maion deu as boas-vindas a todos e destacou a alegria de ver uma contadora brasileira como presidente do Cilea. “E é ainda mais gratificante ter a Maria Clara, cuja notável atuação como liderança contábil dispensa apresentações. O Cilea estará em muito boas mãos”, afirmou o presidente do CRCSP.

O presidente do CFC, Aécio Dantas Júnior, parabenizou Maria Clara e ressaltou as características que a tornam a escolha ideal para liderar o Cilea. “Construir novas perspectivas, empreender e apresentar novos horizontes são ações que sempre marcaram sua carreira. Sua dedicação em levar a contabilidade a patamares ainda maiores é a sua marca, em um processo constante de ruptura de fronteiras”, declarou Aécio.

Os presidentes e representantes da Fenacon, Ibracon, AIC, Glenif e Ifac presentes na mesa diretora também parabenizaram Maria Clara e destacaram a relevante atuação do Glenif para a profissão contábil dos países latinos em um contexto global.

O presidente do Cilea na gestão 2019-2022, Philippe Arraou, deu posse a seguir a Maria Clara Cavalcante Bugarim como presidente do Comitê. Maria Clara proferiu o juramento para promover o desenvolvimento da profissão contábil nos países latinos da Europa e, emocionada, ressaltou em seu discurso de posse, que a entidade irá atuar de forma conjunta com as entidades contábeis nacionais e internacionais.

“Nosso pensamento efetivo é de fortalecer a profissão contábil globalmente, o que só conseguiremos unidos, de mãos dadas, com todas as entidades”, afirmou Maria Clara, que é a primeira mulher a presidir o Cilea.

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, também parabenizou Maria Clara e entregou a ela um exemplar do livro Imersões Contábeis, Econômicas e Sociais na Atualidade por Elas.

Após os pronunciamentos, os membros da nova diretoria do Cilea foram empossados. A presidente Maria Clara (Brasil), o vice-presidente Valentín Pich Rosell (Espanha), os representantes Laura Grajeda Trejo (México), Paula Franco (Portugal), Gustavo Gil (Bolívia), Javier Anaya Lorduy (Colômbia), Philippe Arraou (França) e Claudio Siciliotti (Itália) receberam no palco os diplomas de posse, que os oficializam como membros da diretoria do Cilea para a gestão 2023/2024.

Assembleia Geral do Cilea

A cerimônia de posse da nova diretoria do Cilea foi precedida, na parte da manhã, pela Assembleia Geral da entidade. Os presidentes do CFC, Aécio Prado, do CRCSP, José Maion, do Glenif, José Luiz Ribeiro de Carvalho, e do Conselho de Administração da Ifac, Francisco Maldonado Sant’Anna, participaram da abertura da assembleia, na qual foram discutidas questões pertinentes à atuação do Cilea e à nova gestão da entidade.

Lançamento do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Ao final da cerimônia de posse, foi realizado o lançamento oficial do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que acontecerá no Expocentro Balneário Camboriú, em Santa Catarina, de 8 a 11 de setembro de 2023.

Foi exibido o vídeo promocional do 21º CBC, com informações sobre o evento e sobre como o Congresso contribui para aprimorar o conhecimento dos participantes.

A presidente do Conselho Regional de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício José Satiro de Oliveira, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Balneário Camboriú (Sindcont Litoral), Silvio Ribeiro, e os presidentes Maria Clara e Aécio Prado ressaltaram a importância do evento e anunciaram a abertura do primeiro lote de inscrições, com valores promocionais.

Todas as informações sobre o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade podem ser conferidas no site www.21cbc.com.br.