Sessão solene na Alesp homenageia os profissionais da Contabilidade

Publicado em 8/5/2023

O presidente do CRCSP foi uma das personalidades homenageadas na sessão

O Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado no último dia 25 de abril, foi mais uma vez celebrado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) durante a sessão solene realizada na noite de 8 de maio de 2023. A proposição da homenagem foi de autoria do deputado estadual Itamar Borges (MDB-SP). O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, foi um dos homenageados na solenidade e recebeu, por sua atuação à frente do CRCSP, uma placa comemorativa alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade.

“Justa e merecida homenagem a essa classe tão importante para a nossa população. A classe contábil tem sido protagonista de políticas públicas e de medidas para melhorar o ambiente empreendedor paulista. O conhecimento e a sabedoria dos profissionais da contabilidade sempre serão de grande importância para apoiar os debates da Reforma Tributária. Parabéns, profissionais da contabilidade! Parabéns, entidades contábeis”, abriu a sessão, o parlamentar.

Em seu discurso na tribuna do plenário, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas Júnior, contou histórias reais que têm algo em comum em seu enredo: a atuação do profissional da contabilidade na missão de fortalecer empresas e transformar vidas.

“Porque todo dia, meus caros amigos, vocês podem contar com o profissional da contabilidade. Contar para gerar dados e informações credíveis, para transformar a economia, para auxiliar na saúde financeira dos empreendimentos, na transparência pública e na manutenção do terceiro setor. Todo dia, é possível contar com a nossa essencialidade, pois ela se faz presente em todos os momentos da vida dos brasileiros.”

Segundo o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Coelho, o Brasil tem atualmente mais 500 mil profissionais da contabilidade e 83 empresas deste segmento. Ele destacou que a classe é estratégica para o desenvolvimento do país.

“Nós buscamos as melhorias para o ambiente de negócios, para a Reforma Tributária, a Reforma Administrativa, para melhorarmos o crescimento das empresas, melhorarmos a economia.”

O evento recebeu lideranças da contabilidade de diversos países, que estão em São Paulo para participarem 11ª Conferência Regional CReCER de Transparência e Responsabilidade pelo Crescimento Econômico Regional, evento internacional que ocorre nesta terça (09) e quarta-feira (10) na capital paulista e discute as melhores práticas globais em relatórios e auditorias contábeis, fiscais e financeiras.

“Essa solenidade é um coroamento. Nós nos sentimentos honrados e prestigiados de trazer nossos convidados para assistirem ao prestígio da classe contábil brasileira, reconhecida por essa assembleia legislativa”, destacou a presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), Maria Clara Cavalcante Bugarim.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Carlos Alberto Baptistão, ressaltou o trabalho desenvolvido pelos mais de 150 mil profissionais da contabilidade com o registro ativo no estado.

“Eles atuam diariamente pela conformidade, ética, transparência. Por meio desses espaços conquistados e das pautas relevantes, que envolvem o crescimento do nosso estado e do país, a Reforma Tributária, a inclusão do Brasil na OCDE. A nossa formação e o nosso conhecimento técnico nos tornam o principal agente de transformação e da melhoria do ambiente de negócios e investimentos.”

Presente na solenidade, o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) da 5ª região, Marco Antonio de Fabbri, relembrou que o Dia do Profissional da Contabilidade foi criado em 1926 pelo senador João Lira Tavares e agradeceu em nome da categoria a homenagem recebida da Alesp.

“Simboliza o reconhecimento da sociedade pelo relevante papel realizado por este profissional em suas diversas funções e atividades: contador, auditor, perito, professor, entre outras.”

Medalha Annibal de Freitas

A vereadora da capital paulista, chamada carinhosamente como “a vereadora da contabilidade”, Edir Sales, e o presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Francisco Antonio Maldonado Sant’anna foram homenageados com a Medalha Annibal de Freitas. Trata-se da diplomação de pessoas físicas que tenham prestado relevantes serviços à classe contábil e à sociedade. Também estiveram presentes na solenidade os presidentes dos conselhos regionais de contabilidade de todos os estados da federação e outras autoridades locais de São Paulo.

Fonte: CFC – Deividi Lira.