Campanha Contabilidade é Prerrogativa Legal será realizada em Indaiatuba

Publicado em 11/5/2023

A Campanha Contabilidade é Prerrogativa Legal voltou com tudo em 2023 e, após o sucesso da edição de Santo André e Grande ABCD, a próxima cidade a receber a equipe de Fiscalização do CRCSP será Indaiatuba, em 20 de junho.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, estará nesta data, das 14h às 17h, na sede da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (Aesci), acompanhado por integrantes da equipe de fiscalização do Conselho, para um bate-papo sobre as prerrogativas dos profissionais contábeis e sobre a atuação do CRCSP para combater o exercício ilegal da atividade contábil por pessoas não habilitadas (leigos).

Os empresários contábeis dos municípios de Indaiatuba, Itu, Salto e Monte Mor estão convidados a participar do encontro, no qual serão apresentados os resultados, metas e novos projetos da área e discutidos assuntos relevantes para a profissão contábil.

Também serão realizadas ações especiais de fiscalização de 26 a 30 de junho em Indaiatuba, Itu, Salto e Monte Mor para combater o exercício ilegal da contabilidade por não habilitados e garantir as prerrogativas exclusivas dos profissionais contábeis.

Segundo o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, a fiscalização é uma medida protetiva, tanto para os profissionais como para a sociedade. Monello explica também que o Conselho realiza um intenso trabalho de inteligência e cruzamento de dados, mas reforça a importância das ações fiscalizatórias presenciais.

"O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades econômicas. Regularizar o trabalho destes profissionais é também uma forma de contribuir com transparência para a sociedade com princípios morais sólidos", destaca Monello.

Fiscalização ativa

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo realizou em 2022 9.504 ações de fiscalização, o que resultou em 1.531 autuações, de acordo com balanço divulgado pela entidade.

Quatro convênios estabelecidos - Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e Ministério da Economia e Trabalho - permitem ao CRCSP cruzar dados de empresas e profissionais e direcionar suas ações de forma mais eficaz e assertiva. Esse trabalho de inteligência conseguiu identificar inúmeras inconsistências que resultaram em ações objetivas no sentido de otimizar os recursos para esse fim.

São Paulo é o estado com o maior número de profissionais da contabilidade registrados: mais de 153 mil, número que corresponde a 29% do total de 526 mil profissionais brasileiros. A maioria das organizações contábeis do país também se concentra no Estado de São Paulo. São 24 mil, ou 29%, das mais de 84 mil empresas em todo o Brasil.