CRCSP participa do 25º Congresso Anefac

Publicado em 23/5/2023

Presidente, vice-presidentes e conselheiros representaram o Conselho no evento, que teve o conselheiro do CRCSP Wander Pinto como um dos painelistas

Com apresentação dos membros da Anefac, Emerson Dias, head de capital humano, e Edson Teixer, presidente Regional Rio de Janeiro, o Congresso Anefac foi realizado de 18 a 21 de maio, no Resort Vale Suíço, em Itapeva, Minas Gerais. O tema da 25ª edição foi “Um novo olhar – por que agregar o foco socioambiental ao financeiro?”

O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, os vice-presidentes João Carlos Castilho Garcia (Administração e Finanças), Marcelo Roberto Monello (Fiscalização, Ética e Disciplina), Flávia Augusto (Desenvolvimento Profissional) e Daisy Christine Hette Eastwood (Registro) e conselheiros do CRCSP participaram do 25º Congresso Anefac, que teve o conselheiro Wander Pinto como um dos debatedores, no painel “Contabilidade 5.0”.

A Anefac há anos tem fomentado a discussão sobre essa temática em diversas das suas atividades por entender a sua importância a todo o ecossistema empresarial. A entidade acredita que muito mais do que aplicar os fatores sociais, ambientais e de governança aos negócios, da sigla ESG, se faz necessário transpassar o foco socioambiental ao financeiro transformando o negócio por inteiro.

Nas últimas décadas, aconteceram transformações relevantes advindas da chamada revolução digital. Todos os setores passaram a se conectar no ambiente digital. As mudanças trazidas pelo ESG podem inclusive ser comparáveis a esse fenômeno, já que as práticas sociais, ambientais e de governança têm um potencial transformador equivalente à revolução digital.

Não são só os investidores e os consumidores querem empresas sustentáveis, mas elas próprias já têm incorporado em suas políticas essa agenda. Outro ponto importante é que não é apenas uma questão de cumprir requisitos regulatórios e gerenciar riscos, colocar o foco socioambiental ao financeiro é fundamental e vital para o ecossistema empresarial e macroeconômico. Ele gera valor a longo prazo e devolve crescimento, rentabilidade e vida longa aos negócios, dando um passo à frente enquanto sociedade.

Se do ponto de vista macroeconômico a temática ESG como um todo é desafiadora e depende de políticas de governos e relações internacionais, no empresarial é essencial imputar o foco socioambiental ao financeiro. E foi essa temática que norteou o 25º Congresso Anefac.

Ao fazer a abertura oficial, David Kallás, presidente nacional da Anefac, que assumiu a diretoria executiva no início do ano, trouxe as ações realizadas em 2023, bem como os planos para o futuro. “Cada vez mais temos fortalecido a nossa governança. Estamos dando continuidade às ações dos presidentes anteriores. Temos, ainda, sido guiados pelo trabalho desenvolvido com a liderança do Bolí Rosales, junto aos presidentes regionais, heads, diretores executivos e time interno. Nesse fortalecimento revisamos o nosso Planejamento Estratégico em um longo processo, com a participação ativa de associados, diretores e de todo o Conselho, que aprovou e ratificou o plano”, disse.

Homenagens aos 25 anos do Congresso Anefac

A edição de 2023 do evento também foi muito importante por ser a de número 25. Em comemoração, a entidade reuniu um vídeo com os principais momentos das últimas edições e homenageou Clóvis Ailton Madeira e Rubens Lopes da Silva, que ajudaram a construir esse grandioso evento durante todos esses anos. Os presidentes Milton Toledo, gestão 2019 e 2020, Marta Pelucio, gestão 2021 e 2022, entregaram a eles uma placa comemorativa.

Além disso, 22 executivos foram escolhidos os Top 20 congressistas que participaram em mais edições do Congresso Anefac nos últimos 25 anos: Antonio Machado, João Carlos Garcia, Charles Holland, Carlos Aragaki, Bolí Rosales, Roberto Vertamatti, Marcus Severini, Pedro Farah, Gennaro Oddone, Vera Elias, Amador Rodrigues, Adelino Pinho, David Kallás, Milton Toledo, Livio Giosa, Marta Pelucio, Margareth Knopp, Nívio Rigos, Ronaldo Martins, Márcio Silva, Roberto Duarte e Roberto Fragoso. Já as empresas 3r, BDO, Eletrobras, Ronaldo Martins Advogados, Grupo SBF, Sabesp, Suzano e Valor foram agraciadas com uma placa comemorativa entregue pelos membros da Anefac, Boli Rosales, CCO, Marta Pelucio, conselheira, Flávio Riberi, diretor, e Fernando Viana, diretor executivo.

Conteúdo técnico trouxe tendências para o ecossistema empresarial

A palestra de abertura e de enceramento trouxe como temática o ChatGPT e como ele está revolucionando a sociedade e impactará o trabalho e a educação com Pedro Burgos, professor no Insper, e Onédio Seabra, Chief Executive Officer na I2AI International Association of Artificial Intelligence.

Logo depois, Estevam Pereira, owner no grupo Report, Vania Borgerth, Accountant, Board Member, Audit Committee e Sustainability, Sandro Damásio, membro da Comissão de Sustentabilidade do IBGC e gerente de sustentabilidade na Eletrobras, abordaram os padrões e comunicações, relatórios de sustentabilidade, objetivos do desenvolvimento sustentável, ODS e ISSB.

Ao terminar o primeiro dia de conteúdo, o tema em discussão foi o Mercado de Crédito de Carbono contribuindo para alcançar os objetivos de sustentabilidade, com a participação de Marco Antonio Fujihara, founder partner na Infrapar Capital Partners, e project development na Techsocial, Fábio Cardozo Machado, chief revenue officer (CRO) na Bluebel, e Júlio Natalense, executive Manager for Carbon Initiatives da Suzano.

O segundo dia de conteúdo técnico do Congresso Anefac iniciou com o painel “Contabilidade 5.0: como a profissão pode contribuir com o socioambiental”, com Marta Pelucio, conselheira da Anefac, Eric Aversari Martins, Professor do Insper, Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon-SP, e Wander Pinto, conselheiro do CRCSP.

Já os ganhadores do 38º Prêmio Anefac Profissional do Ano, Arvelino Cassaro, gerente executivo de controladoria da Suzano, Carissa Sadock CEO da AES Brasil e Rodrigo Araujo, executivo de finanças, e para mediar o Gennaro Oddone, conselheiro da Anefac, abordaram o papel da liderança diante de todos as transformações impostas às empresas nos últimos anos.

Prêmio Anefac Profissional do Ano chega a 38ª edição

Há um novo mundo dos negócios em construção e as pessoas assumem um lugar de protagonistas nessa pavimentação, principalmente os líderes, como os executivos que estão sendo premiados. Por isso, é necessário engajar, motivar e, principalmente, inspirar, para transformar e mudar.

Um líder que inspira, vai além do cumprir com as atribuições de seu cargo, apresenta competências e atributos que o separa dos demais. O líder transformador possui uma extraordinária capacidade de inspirar pessoas, impulsionar resultados e proporcionar reais mudanças. Ele tem a capacidade de adaptação, autoconhecimento, sensibilidade de saber quando agir e recuar, capacidade de ouvir, de estimular a cooperação, inspirar o engajamento da equipe e estabelecer laços de confiança.

Esse líder incentiva o respeito às diferenças, a empatia, a transparência, batalha pela igualdade e está sempre em busca de crescimento e transformação contínua para si mesmo e para seus liderados. Por isso, o tema do Prêmio Anefac Profissional do Ano 2023 foi Executivos que enxergam além, transformando negócios e mudando vidas. A cerimônia de premiação, conduzida por Gennaro Oddone, aconteceu no dia 19 de maio, durante o 25º Congresso Anefac. Os premiados da 38ª edição foram:

A cobertura completa do conteúdo das palestras estará disponível na Revista Anefac digital.

Fonte: Anefac – Suzamara Bastos.