Próxima exposição no Espaço Arte e Cultura do CRCSP homenageará imigração japonesa

Publicado em 26/5/2023

Em junho de 2023 celebra-se no Brasil os 115 anos do início da imigração japonesa ao Brasil e, para homenagear os mais de 2 milhões de nipodescendentes brasileiros, o Espaço Arte e Cultura do CRCSP receberá, em 1º de junho, a exposição “As Fases de Uma Mesma Artista”, da pintora Mitiko Yanagui. A inauguração da nova mostra terá início às 14h e contará com a apresentação de dança rítmica tradicional Rizumu Melody Dance pelo Grupo Kumamoto.

A inauguração da exposição e a apresentação de dança acontecerão presencialmente, na sede do CRCSP. A entrada é gratuita e haverá a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades assistenciais.

A exposição “As Fases de Uma Mesma Artista” traz 19 obras de Mitiko Yanagui que mesclam um estilo artístico denominado shadow art com elementos em suas cores e temas inspirados na cultura japonesa.

Mitiko Yanagui nasceu em Martinópolis, no interior de São Paulo e possui um estilo próprio de pintura, com influências da shadow art e de seus estudos artísticos ao redor do mundo. A artista participou de mostras em locais como o Espaço Cultural da Associação Paulista de Medicina, e o Espaço Cândido Portinari, no Palácio 9 de Julho, e possui obras em acervos oficiais como o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, do Museu de Arte do Parlamento de Itapevi Emanuel von Lauenstein Massarani.

A mostra “As Fases de Uma Mesma Artista” permanecerá em exposição no CRCSP até 30 de junho de 2023 e a visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. O Espaço Arte e Cultura está localizado na Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis – São Paulo-SP. Após a estreia, a exposição e a apresentação musical também poderão ser conferidas na galeria virtual de arte, no portal do CRCSP.

A estreia da nova mostra contará com a apresentação do Grupo Kumamoto, projeto de dança organizado pela Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, que promove no Brasil a cultura tradicional da província japonesa de Kumamoto. O grupo de dança rítmica surgiu em 2011 e é formado por membros da terceira idade, que trazem com sua dança um pouco dos valores e da cultura japoneses.

A realização do evento é da Subcomissão de Arte e Cultura da Comissão ASG, com apoio do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH). As inscrições para participar da atividade podem ser feitas no portal do CRCSP.