Abertura da nova exposição de Mitiko Yanagui celebra os 115 anos da imigração japonesa com apresentação de dança do Grupo Kumamoto

Publicado em 1/6/2023

Em 1º de junho de 2023, aconteceu a estreia da nova exposição no Espaço Arte e Cultura do CRCSP: a mostra “As Fases de uma Mesma Artista”, da artista plástica Mitiko Yanagui. A abertura da exposição, que celebra os 115 anos do início da imigração japonesa ao Brasil, contou com a apresentação de dança rítmica tradicional “Rizumu Melody Dance”, com o Grupo Kumamoto.

A subcoordenadora de Ação Cultural e Arte da Comissão ASG do CRCSP, Eliane Aparecida Maia, deu as boas-vindas ao público e convidou ao palco do Teatro Professor Hilário Franco os integrantes e colaboradores da Subcomissão de Ação Cultural e Arte para falarem sobre a apresentação, que prestigia a comunidade nikkei (descendentes de japoneses) no Brasil e celebra os 115 anos de amizade entre o Brasil e o Japão.

O conselheiro Paulo Takao Takamura destacou a alegria, como nipodescendente, de trazer ao CRCSP artistas que representam a cultura japonesa: “É uma felicidade dupla, pois além de trazermos ao CRCSP esta riquíssima expressão cultural, é também uma alegria pessoal, pois meu pai veio da província de Kumamoto”.

Paulo agradeceu, em nome da Comissão ASG, ao Grupo Kumamoto por encontrar tempo em suas agendas em um mês tão concorrido para artistas de origem nipônica, no qual se comemora o aniversário da imigração japonesa.

A introdução de Mitiko Yanagui ao público foi feita pelo presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH) e colaborador da Subcomissão de Ação Cultural e Arte da Comissão ASG, Emanuel von Lauenstein Massarani, curador da exposição.

Massarani fez um breve resumo da carreira de Mitiko e destacou características da artista como a criatividade, talento e dedicação aos detalhes, que nas palavras do curador de arte, “trazem ao público uma experiência reflexiva e transformadora”.

Além da subcoordenadora, Eliane Maia, representaram o CRCSP na abertura da exposição os membros da Subcomissão de Ação Cultural e Arte Paulo Takao Takamura, Vera Lúcia Vada e Fabiano de Almeida, os colaboradores Cláudio Portioli e Emanuel von Lauenstein Massarani e os conselheiros Ana Lúcia Corsino Picão, João Edison Deméo e Patrícia Barbosa da Silva. A conselheira do CRCSP nas gestões de 2000 a 2003 e de 2010 a 2017, Yae Okada, também estava presente.

Após a abertura, teve início a apresentação “Rizumu Melody Dance”, do Grupo Kumamoto. Com danças que transitam entre estilos tradicionais e contemporâneos da região de Kumamoto, no Japão, o grupo movimentou o público com músicas, roupas e movimentos que evocam a cultura da Terra do Sol Nascente.

O Grupo Kumamoto é um projeto de dança organizado pela Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, que promove a cultura da província de Kumamoto. O grupo de dança rítmica surgiu em 2011 e é formado por membros da terceira idade, que trazem com sua dança um pouco dos valores e da cultura japoneses.

As Fases de uma Mesma Artista

Mitiko Yanagui nasceu em Martinópolis, no interior de São Paulo e em sua carreira transitou por diversos estilos artísticos, da arte figurativa ao abstrato. Ela explicou que a mostra em exibição no CRCSP traz um pouco de cada fase de sua carreira, dentre as quais, uma das suas preferidas em exibição são as obras em Washi-ê, arte japonesa feita em papel washi (produzido artesanalmente a partir da planta kozo). A arte washi-ê possui métodos de pintura e composição próprios, que resultam em obras coloridas e de traços suaves.

Mitiko desenvolveu seus estudos de arte ao redor do mundo e exibiu suas obras em mostras e salões de arte como o Espaço Cultural da Associação Paulista de Medicina, o Espaço Cândido Portinari, no Palácio 9 de Julho, o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e o Museu de Arte do Parlamento de Itapevi “Emanuel von Lauenstein Massarani”.

Confira a exposição e a apresentação musical

As exposições e apresentações artísticas no CRCSP são promovidas pelo Núcleo de Ação Cultural e Arte da Comissão ASG, com apoio das outras Comissões do CRCSP e do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH). As atividades culturais têm como objetivo aproximar os profissionais da contabilidade do Conselho.

A mostra “As Fases de uma Mesma Artista” permanecerá em exposição no CRCSP até 30 de junho de 2023 e a visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

O Espaço Arte e Cultura está localizado na Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis – São Paulo-SP. A exposição e a apresentação musical também podem ser conferidas na galeria virtual de arte, no portal do CRCSP.