Jair Gomes de Araújo: a conclusão de um vitorioso ciclo junto ao Sindcont-SP

Publicado em 19/12/2016

Presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) até o dia 31 de dezembro, quando encerrará seu mandato após três anos à frente da entidade, Jair Gomes de Araújo celebrará, na data, a conclusão de um vitorioso ciclo junto à instituição, na qual ingressou, em 1992, como associado e, 22 anos mais tarde, tornou-se seu 41º presidente.

Com 46 anos de experiência profissional, muitos deles dedicados à profissão contábil e às entidades de classe, Jair Gomes de Araújo conquistou seu primeiro emprego com registro em carteira de trabalho aos 13 anos de idade, na Tipografia e Papelaria Formosa. Na época, o local era referência na produção de impressos para os profissionais da contabilidade. No entanto, seu ingresso na área contábil ocorreu somente 11 anos mais tarde. Sua primeira oportunidade profissional na área foi em uma indústria metalúrgica e foi sucedida por vivências em empresas dos segmentos têxtil e de laticínios. “Trabalhei como soldado da Aeronáutica por um ano, em cumprimento ao serviço militar obrigatório, e sonhava em seguir carreira como piloto”, recorda o contador, cujas dificuldades o fizeram seguir por outros caminhos.

Academicamente, Jair Gomes de Araújo cumpriu todas as etapas de formação de um profissional contábil. Concluiu o curso técnico em Contabilidade e bacharelado em Ciências Contábeis, este na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). O profissional é ainda pós-graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). Sua verdadeira especialidade, no entanto, é no Terceiro Setor, área na qual trabalha há 20 anos.

Atualmente, é contador-geral na Sociedade Beneficente São Camilo, entidade civil, de assistência social e fins não lucrativos, que atua na área da saúde, com objetivos de manter e desenvolver o ensino, a educação e a pesquisa; promover a divulgação de pesquisas e a publicação de obras; colaborar com entidades e órgãos públicos e privados na formação de recursos humanos, materiais e espirituais. Na entidade, são duas décadas de imersão e aperfeiçoamento no Terceiro Setor.

A identificação com o Terceiro Setor também é predominante em seu escritório de Contabilidade, de nome JGA, empresa fundada há 20 anos, cuja administração é feita em parceria com duas sócias, as contabilistas Grace Almeida e Francisneide Tancredi. “A criação da empresa JGA foi motivada pela necessidade de regularizar o atendimento de clientes”, conta Jair Gomes de Araújo. Já consolidado, o escritório realiza os serviços de assessoria e consultoria contábil, gestão de pessoal, departamento fiscal e controle patrimonial.

Os conhecimentos adquiridos em suas vivências no Terceiro Setor o credenciaram também para o desenvolvimento de literatura dirigida a quem atua ou tem interesse na área. O profissional é coautor do livro Dicionário do Terceiro Setor. E neste assunto, Jair Gomes de Araújo tem ainda experiência como voluntário. Nos períodos de abril de 2009 a março de 2010 e maio de 2011 a maio de 2012, atuou como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo (Comas-SP), instância de controle social deliberativa e normativa vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), da Prefeitura de São Paulo, da qual foi vice-presidente entre abril de 2008 a março de 2009 e abril de 2010 a abril de 2011. Também foi presidente do Conselho Fiscal da Fundação Zerbini nos anos de 2015 e 2016.

Quase metade da sua carreira profissional é acompanhada e impulsionada pelo Sindcont-SP, entidade à qual se associou há 24 anos com intuito de qualificação para recolocação no mercado de trabalho. “Meu primeiro contato com o Sindcont-SP foi por meio do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDFC). Comecei a participar das reuniões e logo fui convidado para integrar a diretoria do grupo de estudos. Desempenhei todas as funções da diretoria do CEDFC, até ocupar a posição de presidente, em 1995”, relembra. A dedicação ao Sindicato e às atividades desenvolvidas por outras entidades contábeis abriram novas portas para o Contabilista.

Entre os anos de 1998 e 2005, Araújo atuou como conselheiro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), órgão no qual também foi colaborador na Comissão de Projetos Sociais. Sua primeira participação na diretoria do Sindcont-SP foi na gestão 1996-1998, como suplente, função que repetiu na gestão 2005-2007. Na gestão 2008-2010, foi diretor cultural da entidade. Já no período de 2011-2013, foi vice-presidente. “Sempre me dediquei, com bastante entusiasmo, ao Sindcont-SP, mas nunca imaginei que me tornaria presidente da entidade”, destaca.

Ao conhecer as entidades de classe, Araújo percebeu sua importância para o desenvolvimento do profissional contábil. “É fundamental se manter atualizado. Na profissão é necessário estar preparado. A participação nas atividades das entidades contábeis pode sim fazer a diferença na carreira de um contabilista”, analisa. Segundo o profissional, a Contabilidade é uma profissão extremamente dinâmica, assim como é extremamente fundamental para o aumento da sustentabilidade das empresas, pois está relacionada aos negócios e reconhecimento do valor patrimonial das mesmas. É exatamente com este mote que Jair orientou seu trabalho à frente do Sindcont-SP.

“Sinto-me muito contente por fazer parte da história do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. Apesar das preocupações iniciais, com o apoio da diretoria e dos funcionários da entidade, superamos este triênio de forma satisfatória, com diversas conquistas”, avalia Jair, que estabeleceu como o lema de sua gestão três pilares de atuação: “Renovação, Integração e Capacitação Profissional”.

Os anos de empenho à profissão e às entidades contáveis valeram a Jair Gomes de Araújo importantes reconhecimentos de seus pares. O contador é detentor da Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, outorgada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) àqueles que se dedicam às atividades desenvolvidas pelos órgãos contábeis. Já pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo foi homenageado com a Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini, láurea concedida a quem contribui para o prestígio, fortalecimento e enaltecimento do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, iniciativa mantida há 67 anos pela Entidade.

Em 2016, o 41º presidente do Sindicato dos Contabilistas de São foi indicado pela Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp) ao prêmio Dirigente Destaque Sindical 2016. “Estou muito contente com esta indicação. É um reconhecimento não apenas ao trabalho desenvolvido no comando da Entidade, mas de toda a trajetória que construí ao longo destes 22 anos de Sindicato”, analisa Jair Gomes de Araújo sobre a homenagem, cuja entrega será realizada em 2017. 

Seu perfil profissional inquieto e multitarefa não o afastou de sua vida familiar. Casado há mais de 34 anos com Marli dos Passos Santos Araújo, é pai do trio Felipe, de 33 anos, Andreia, 28 anos, e André, 25 anos. Seu primogênito já é pai da pequena Fernanda, de dois anos, que, em breve, será irmã mais velha. Em seu escritório contábil, Araújo já contou com o trabalho de seu filho mais velho e, atualmente, seu caçula é responsável pelos serviços de paralegal da empresa. Além de sua família, em seus momentos de descanso, dedica-se às suas coleções de cédulas e de miniaturas de carros.

Em 2017, Jair Gomes de Araújo dará sequência aos seus compromissos profissionais. Em janeiro, fará sua estreia em outra entidade contábil, a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo como diretor-secretário. Seu trabalho como contador na Sociedade Beneficente São Camilo continuará, assim como as atividades de sua empresa contábil. No Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, além de tornar-se membro nato do Conselho Consultivo da entidade, será a referência  para o trabalho de seus sucessores.

Fonte: Comunicação Sindcont-SP – Vanessa Azevedo.