Tabela e cronograma da restituição do Imposto de Renda 2023: veja datas

Publicado em 25/7/2023

A Receita Federal iniciou hoje (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023, contemplando um total de 5,6 milhões de contribuintes, entre os prioritários e não prioritários. O montante a ser restituído alcança a cifra de R$ 7,5 bilhões, e o pagamento está previsto para o dia 31 de julho.

Clique aqui para consultar

Os contribuintes que desejam verificar se estão incluídos neste lote podem realizar a consulta pela página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal). Para saber se a restituição está disponível, basta acessar a seção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, selecionar a opção "Consultar a Restituição".

Além disso, é possível realizar uma consulta completa da situação da declaração para verificar se há alguma pendência. Essa consulta é feita através do acesso ao extrato de processamento, disponível no e-CAC. Caso seja identificada alguma pendência, o site informará a natureza da irregularidade encontrada e outras informações pertinentes. O passo a passo para a consulta completa pode ser conferido aqui.

O pagamento das restituições referentes ao terceiro lote será efetuado no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração. Caso, por algum motivo, o crédito não seja realizado, o contribuinte poderá reagendar o recebimento dos valores de maneira simples e ágil pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

A Receita Federal recebeu ao longo deste ano um total de 41,15 milhões de declarações. Dentre os contribuintes que enviaram suas declarações, 60% têm direito a receber restituição.

O terceiro lote de restituição é composto por diferentes categorias de contribuintes, incluindo:

Confira o cronograma completo de pagamento das restituições:

A ordem de prioridade para as restituições é a seguinte:

Fonte: UOL.