O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, participou da solenidade
A 12ª Semana Paulista da Contabilidade teve seu desfecho no dia 20 de setembro, com a comemoração dos 74 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis-CEDFC e a concessão da Medalha “Professor Luiz Fernando Mussolini” e do Título “Associado Emérito Hatiro Shimomoto”. O evento presencial foi também transmitido pela TV Sindcont-SP, no YouTube. O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, e representantes de diversas entidades da contabilidade paulista participaram da solenidade.
Com mais essa realização, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP reafirma sua tradição e poder de transmitir conhecimentos aos profissionais e à classe contábil de todo o País, pois a 12ª edição da SPC reuniu os maiores talentos do direito tributário nacional para dissecar os meandros da Reforma Tributária, trazendo como tema central: “Reforma Tributária – dicas e oportunidades no novo cenário tributário”.
Todos os conteúdos apresentados e debatidos, durante os sete dias do evento, encontram-se à disposição na plataforma do Sindcont-SP no YouTube.
No evento de encerramento, com a presença das principais lideranças da classe contábil do Estado, o Sindcont-SP festejou os 74 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis-CEDFC, cujo objetivo é oferecer aos profissionais da Contabilidade a chance de se desenvolverem no sentido intelectual, social e acadêmico, por meio do compartilhamento de informações, troca de experiências e soma de habilidades.
“Muitas pessoas que por aqui já passaram e por aqui ainda transitam às quartas-feiras, acompanham e dedicam seu tempo para o aprendizado e ajuda mútua”, afirmou o presidente da Entidade Claudinei Tonon, em seu discurso. “Somos em muitos amigos. Formados aqui, nas dependências de uma entidade de classe que nos ajuda a ser pessoas melhores, ter uma vida financeira melhor e saber nos controlar e nos posicionar em um mercado em constante mutação”.
Em seu pronunciamento, Rosane Pereira, presidente do CEDFC em 2023, contou: “Desde que eu cheguei aqui, na Casa do Saber Contábil, no ano de 2013, a minha carreira só evoluiu. Com o passar do tempo, eu conheci o Dr. Ernesto das Candeias [in memorian] e várias pessoas que aqui estão, como o Claudinei Tonon. A consequência de troca de experiência com profissionais tão qualificados só me fez crescer em termos de carreira”, disse a professora universitária que faz questão de indicar sempre o CEDFC para seus alunos: “Trata-se de um lugar que tem que ser perpétuo por fazer tanto por profissionais que já estão no mercado e por aqueles que ainda estão na condição de estudantes, sem exigir nada em troca. Eu agradeço muito por ter tido a oportunidade de presidir o CEDFC”.
Na mesma linha, falou Edmundo José dos Santos, que presidiu o Centro de Estudos em 2001 e representou os presidentes de Gestões anteriores “ao longo destes anos, como frequentador deste Centro de Estudos, me tornei um profissional competente e me dedico a esta honrosa profissão e a esta Casa, com honestidade, sinceridade, criatividade e inovação, com intuito de sempre oferecer algo a mais e obter um diferencial nos trabalhos contábeis”.
Representando o CRCSP, o vice-presidente de Administração e Finanças, João Carlos Castilho Garcia, lembrou dos trabalhos realizados em prol da educação continuada que o centro de estudos promove há 74 anos, além da importância da 12ª Semana Paulista da Contabilidade, que proporcionou uma semana de debates tributários: “parabéns aos homenageados e condecorados dessa noite e ao Sindcont-SP por fomentar conhecimento e ideias aos profissionais da contabilidade”, disse.
Além da celebração ao “Grupo Mãe” do Centro de Estudos, na ocasião foram festejados os aniversários dos CEDFCs de São Bernardo do Campo (19 anos), São Caetano do Sul e Taboão da Serra (6 anos); Diadema (4 anos); e Guarulhos (3 anos), igualmente mantidos pelo Sindcont-SP.
Medalha “Professor Luiz Fernando Mussolini”
A noite ficou marcada também pela entrega da Medalha “Professor Luiz Fernando Mussolini” aos contadores e frequentadores do CEDFC, Maria José da Rocha Brito e Antonio Inacio Barbosa. A premiação agracia anualmente profissionais contábeis assíduos ao Centro de Estudos.
Ao receber a homenagem, Antonio Barbosa agradeceu: “Esse é um reconhecimento tanto pessoal quanto profissional, sendo, portanto, motivo de muito orgulho”.
Já Maria José da Rocha Brito disse ter sido uma “imensa surpresa”: “No dia que ingressei no Sindcont-SP, de imediato fui convidada a participar das palestras do Centro de Estudos. Foi como amor à primeira vista, cada vez mais meu aprendizado se estendia”.
Título “Associado Emérito Hatiro Shimomoto”
Outro ponto alto da noite foi a outorga do Título “Associado Emérito Hatiro Shimomoto” de 2023 – instituído em 2021 para agraciar associados que possuem mais de 30 anos de contribuições ininterruptas à Entidade e que prestam reais e inestimáveis serviços à Casa do Saber Contábil e, portanto, a toda a classe de profissionais do ramo.
Neste ano, os merecedores da honraria foram: Emmerich Kecur, com 78 anos de contribuição; Wilson Bento (69 anos) e Victor Domingos Galloro (58 anos).
Fazendo uso da Tribuna Professor Luiz Fernando Mussolini, Victor Domingos Galloro, afirmou estar muito contente em receber a homenagem que, segundo ele, vem “em nome de um dos profissionais mais célebres que o Brasil já teve, Hatiro Shimomoto”.
Wilson Bento, em sua fala, comentou que “não esperava receber a condecoração”. Narrando sua história de lutas e desafios de como ingressou na Contabilidade, ele afirmou: “Uma das melhores coisas que fiz foi me ligar ao Sindicato, o qual mantenho relacionamento até hoje”.
Por sua vez, Emmerich Kecur, que não pode comparecer ao evento por motivo de saúde, enviou um vídeo, no qual agradeceu a todos os dirigentes da Casa “por mais essa conquista em sua vida”.
Ao falar sobre o Título, Maurício De Luca Gonçalves, CEO da ConferIR e patrocinador da iniciativa, disse que apoiar um prêmio dedicado a um profissional de notável saber e com relevantes serviços prestados à Contabilidade, como Hatiro Shimomoto é motivo de alegria grandiosa pelo reconhecimento de anos de trabalho que colaboram com o desenvolvimento da profissão.
Já foram condecoradas com o Título as seguintes personalidades: em 2021, Antonio de Oliveira Rego, com 57 anos de contribuições; João Batista Grecco [64 anos], e Arthur Verna [66]. Em 2022, foi a vez de Domingos Orestes Chiomento [58 anos de contribuições], Walter Arnaldo Andreoli [59 anos] e Zoilo de Souza Assis [70 anos] serem condecorados.
Mesa Solene
A mesa solene do evento de encerramento da 12ª Semana Paulista da Contabilidade, foi composta pelas seguintes autoridades: Claudinei Tonon , presidente do Sindcont-SP; Rosane Pereira presidente do CEDFC, gestão 2023; Edmundo José dos Santos, presidente do CEDFC, gestão 2001 e que no ato representou todos os presidentes que passaram pelo Centro; José Heleno Mariano, presidente em exercício da Federação dos Contabilistas de Estado de São Paulo (Fecontesp); João Carlos Castilho Garcia, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP; Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC); e Gildo Freire de Araújo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC).
A Semana Paulista da Contabilidade deste ano contou com o patrocínio Ouro da BDO Brazil e Trevisan Escola de Negócios; Prata do Sicredi; e Bronze do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, ABC71, ConferIR e KPMG, além do apoio institucional do CRCSP; Fecontesp; Apejesp; Sescon-SP; Aescon-SP; Ibracon – 5ª Seção Regional; APC; Anefac, CIEE e ACSP.
Fonte: Sindcont-SP - Danielle Ruas.
Edição: Lenilde Plá de Léon.
Fotos: Sindcont-SP.