12 de janeiro: Dia do Empresário Contábil

Publicado em 12/1/2017

Comemorado em 12 de janeiro, o Dia do Empresário Contábil foi instituído em março de 2011, após aprovação da Lei n.º 12.387. O autor do projeto que deu origem à lei foi o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que também é empresário da contabilidade.

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), há 57.898 empresários contábeis no país, sendo 17.320 apenas no Estado de São Paulo, o mais numeroso. Eles estão divididos em sociedades, empresários individuais, microempreendedores individuais (MEIs) e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli).

O empresário contábil tem um papel fundamental no desenvolvimento do país, auxiliando outros empresários e, assim, contribuindo para o crescimento da economia. “Atuamos em todos os setores da economia, empregamos mão de obra qualificada, auxiliamos os gestores dos negócios. Sempre com ética, dedicação e muito trabalho”, declarou o presidente do CRCSP e empresário contábil, Gildo Freire de Araújo.

No Estado de São Paulo, os empresários da contabilidade são representados pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), que atua em parceria com a Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP).

O Sescon-SP tem como objetivo ser o porta-voz dos empresários perante os poderes do Estado em todos os níveis, reivindicando e defendendo seus interesses e direitos, procurando a valorização das atividades das empresas representadas e a ampliação de seu mercado, colaborando para o desenvolvimento de seus recursos humanos, promovendo a educação continuada e a disseminação de informações importantes para a atividade empresarial; sempre criando incessantemente novos serviços e vantagens para o seu público.