Em 26 de setembro de 2023, ocorreu na sede do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) o painel “Balcão de Defesa do Contribuinte”.
O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, participou da atividade, que foi transmitida ao vivo no canal do Sescon-SP no YouTube e teve como objetivo apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Balcão de Defesa do Contribuinte, canal virtual de atendimento do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (Codecon-SP).
Os presidentes do CRCSP, José Maion, do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, e do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Claudinei Tonon, a delegada representante do CRCSP em Porto Ferreira e juíza do Tribunal de Impostos e Taxas, Maria Anselma Coscrato dos Santos, e o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Itamar Borges (MDB) fizeram a abertura do painel.
Maion destacou a importância de atividades que esclarecem os direitos dos contribuintes. “A Constituição Federal garante direitos aos contribuintes que nem sempre são divulgados. As pessoas precisam conhecer os seus direitos para poder exigi-los quando não são cumpridos”, declarou o presidente do CRCSP.
O painel “Balcão de Defesa do Contribuinte” teve como palestrantes o assessor jurídico da FecomercioSP e do Condecon-SP, Alberto Borges de Carvalho Júnior, e o secretário do Codecon-SP, Florêncio dos Santos. A diretora Administrativa da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Fátima Macedo, fez a moderação da atividade.
Também participaram da atividade o vice-presidente Administrativo do Sescon-SP e conselheiro do Condecon-SP, Benedicto David Filho, o delegado representante do CRCSP em Itanhaém, Ivan Arrivabene Diniz, e o diretor de Tecnologia e Infraestrutura do CRCSP, Domingos Sávio Mota.
O painel “Balcão de Defesa do Contribuinte” foi realizado pelo Codecon-SP, CRCSP, Sescon-SP e Sindcont-SP, com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
A atividade contou também com a arrecadação de brinquedos como ingresso solidário. As doações serão destinadas pelo Sescon-SP para entidades sem fins lucrativos de apoio a crianças.